Concurso Polícia Civil: frota de ônibus será reforçada

Confira como vão operar as linhas de ônibus neste domingo (22) e mais detalhes sobre o concurso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo/CORREIO

Os candidatos que vão participar do concurso da Polícia Civil da Bahia neste domingo (22) terão reforço no serviço de ônibus em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ligada à prefeitura da cidade, informou que vai prolongar as linhas das 6hrs às 16hrs com destino a Baixa do Fiscal até Ribeira, com exceção da linha 111 – Baixa do Fiscal/Brasilgás, e também vai operar com a frota máxima de sábado das 6h às 14h.  Além dos concursados poderem contar também com 3 veículos reguladores para a Estação Acesso Norte. 

O concurso

O concurso da Polícia Civil da Bahia reúne 48.029 mil inscritos em busca de uma das mil vagas oferecidas pelo certame. Ao todo, foram 10.625 inscritos para as funções de delegado, 2.422 para escrivão e 34.971 para investigador. O certame oferece 880 vagas para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivães. Com isso, a concorrência ficou: 129 inscritos por vaga, para delegado; 63 inscritos por vaga para escrivão; e 39 inscritos por vaga, para investigador.

A remuneração inicial para os delegados de polícia, com um regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, também com regime de 40 horas semanais. 

Ao todo são 5 etapas, as provas objetiva e discursiva, o exame biomédico, o teste de aptidão física, além do exame psicotécnico, prova de títulos e a investigação social e de conduta pessoal. 

Os portões abrem às 08h e fecham impreterivelmente às 09h, portanto, é importante que o candidato se planeje e confira com bastante atenção os dados contidos no Cartão Informativo para evitar qualquer contratempo. Durante o percurso até a chegada ao local de realização da prova, o candidato pode aproveitar e estudar mais um pouco para tirar aquela dúvida final. 

Documentos no dia da prova

É importante levar o Cartão Informativo no dia da prova, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato. Chegando ao local, somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portanto documento de identidade original que legalmente o identifique. São eles: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores;  Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos Públicos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valham como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC etc.; Certificado de Reservista;  Passaporte;  Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), bem como carteiras funcionais do Ministério Público;  Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade. Os candidatos terão 5 horas para realizar a prova. Ter controle sobre o tempo para responder corretamente às questões é parte fundamental no êxito do processo. Após 4h30min o candidato poderá levar o rascunho do gabarito das provas objetivas.

Confira linhas de ônibus1511 Conj. Pirajá I – Eng. V. Federação Plataforma 1611 Paripe - Pituba Plataforma 0213 Ribeira - Federação Plataforma 0216 Ribeira - Lapa Plataforma 0221 Ribeira-Barbalho/Faz. Garcia Plataforma 1637 Mirante Periperi-Boca do Rio/Rodoviária Plataforma 0403 Caixa D’Água - Lapa Plataforma 1413 Boca da Mata - Lapa OTTrans 1207 Tancredo Neves - Pituba OTTrans 1220 Mata Escura - Pituba OTTrans 1340 Estação Pirajá – Barra 1 OTTrans 0131 Lapa – Patamares R! Salvador Norte 0315 Fazenda Grande Retiro - Itapuã Salvador Norte 1002 Aeroporto-Campo Grande Salvador Norte 0503 Brotas- Lapa Salvador Norte 0803 Pituba - Campo Grande R1 Salvador Norte 0924 Conjunto Marback – Acesso Norte Salvador Norte 0704 Federação - Nazaré Salvador Norte 0915 Vale dos Rios / Stiep R4 Salvador Norte 0102 Barbalho-Iguatemi Salvador Norte 0931 Rio das Pedras – Campo Grande R1 Salvador Norte 1051 Estação Mussurunga Barra R1 Salvador Norte 1053 Estação Mussurunga Barra 3 Salvador Norte Frota ReguladoraR026 Regulador Acesso Norte Salvador Norte 8266 1 R026 Regulador Acesso Norte Plataforma 8267 1 R026 Regulador Acesso Norte OTTrans 8268 1 Últimas dicas

Banca: A organizadora do concurso é a paulista Vunesp, que propõe provas com foco maior nos conteúdos básicos. Português:  A característica da banca é trabalhar com interpretação de textos e charges e tópicos linguísticos envolvendo concordância, ortografia, pontuação, regência e emprego de conjunção. Informática:  A Vunesp privilegia questões sobre Windows e pacote MS-Office, com destaque para a parte visual.  Na área policial, pergunta sobre redes de computadores e de segurança da informação.Direito: As provas da Vunesp são ‘legalistas’, segundo professores. É comum a  cobrança  em cima da letra da lei, com algumas decisões do Supremo Tribunal Federal, casos práticos e situações hipotéticas. Candidatos:  Especialsitas ouvidos pelo CORREIO indicam que a concorrência é formada por pessoas com nível superior em profissões com carência de mercado buscando estabilidade. Estudos: Reserve algumas horas do dia para revisar o conteúdo estudado, principalmente com a resolução de questões cobrads em  provas de certames anteriores. Descanso: Durma e acorde cedo. Assista filmes, leia romances. Vá à praia e ao cinema. Atividades de lazer ajudam a controlar o stress. Evite bebidas para não debilitar corpo e mente. Local da prova:  Visite com antecedência  para se ambientar e saber o tempo total de deslocamento e evitar atrasos no dia do exame.  Na hora da prova: Comece a responder pelas questões de assuntos que você tem mais conhecimento e segurança.Tempo: Administre para consiguir responder as provas objetiva e discursiva.Alimentação: Tanto na véspera quanto no dia da prova se alimente de maneira leve e saudável. Leve água e barras de cereal para a prova.