Conheça os carros mais vendidos do Brasil em todos os tempos

só se vê no correio
11.09.2021, 05:48:00
O Volkswagen Fusca liderou as vendas de carros zero-quilômetro no mercado brasileiro entre 1959 e 1982 (Fotos: Divulgação)

Conheça os carros mais vendidos do Brasil em todos os tempos

Saiba a história desses modelos e veja que apenas dois continuam em produção

Por enquanto, a liderança do mercado brasileiro entre os automóveis é do Hyundai HB20, que entre janeiro e o fechamento desta reportagem, em 10 de setembro, somou 61.678 emplacamentos. Se o ano terminar assim, será um líder inédito, quebrando a hegemonia do Chevrolet Onix, que liderou nos últimos seis anos.

A liderança de maior continuidade na história automotiva do Brasil foi do Volkswagen Fusca, que manteve a ponta entre 1959 e 1982. Outros modelos, como o Chevrolet Chevette e o Fiat Palio, lideraram as vendas em apenas um ano. 

Mas entre os cinco mais vendidos da história, dois modelos chamam a atenção: Chevrolet Celta e Fiat Uno. Produzido por 15 anos, o Chevrolet não foi o mais vendido em nenhum ano. Sua melhor classificação, que ocorreu por algumas vezes, foi o terceiro lugar. O Uno também não chegou a liderar, mas obteve a vice-liderança em alguns anos, a última delas em 2013.

Entre os zero-quilômetro mais vendidos no país, apenas o Fiat Uno e o Volkswagen Gol permanecem em produção. No entanto, o Fiat deve deixar o mercado no final deste ano, o que vai facilitar para o VW ampliar sua liderança histórica, mesmo sem lutar há alguns anos pelas primeiras posições.

1 Volkswagen Gol (7 milhões)
Lançado em 1980, o Gol foi por 27 anos consecutivos o automóvel mais vendido no país, título que manteve entre 1987 e 2013. O hatchback da Volkswagen já teve mais de 1,5 milhão de unidades exportadas para 69 mercados e deu origem a uma família de produtos que inclui um sedã (Voyage), picape (Saveiro) e station wagon (Parati).

Ao todo, até hoje, já foram produzidos mais de 8,5 milhões de Gol no Brasil, sendo que mais de 1,5 milhão foram exportados. Ele é historicamente o carro mais fabricado, mais vendido e mais exportado da história do país.

O Volkswagen Gol, que continua sendo vendido, liderou o mercado por 27 anos

2 Fiat Uno (3,2 milhões)
Lançado em 1984 no Brasil, por alguns anos, o Uno foi o maior rival do Gol. Apesar de ser considerado atualmente apenas um modelo de entrada - que está sendo comercializado apenas em uma versão - o Uno já teve seus momentos de protagonismo.

Foi o embaixador da Fiat para várias inovações, como o primeiro motor turbo, em 1994. A primeira geração foi produzida na Europa até 1993, quando o veículo saiu de linha. No Brasil, ela foi produzida por mais dez anos e, por quatro anos, conviveu com a segunda geração, lançada em 2010. 

O Fiat Uno, que deve sair de linha no final do ano, é o segundo carro mais emplacado no país

3 Volkswagen Fusca (3 milhões)
O modelo estreou no mercado brasileiro em 1950, ainda como carro importado. Posteriormente, foi montado em São Paulo e, desde 1959, ano em que começou a ser produzido no país, até 1982, o Fusca liderou as vendas no mercado nacional. No Brasil, a fabricação somou 3,1 milhões de exemplares.

O veículo teve vários nomes ao redor do mundo e sua produção global somou 21,5 milhões de unidades.

O veterano VW Fusca foi produzido no Brasil e também exportado para outros países

4 Fiat Palio (2,5 milhões)
O Palio foi o primeiro modelo que desbancou o Gol em vendas, isso aconteceu em 2014. A batalha foi vencida por apenas 385 unidades de diferença. Na época, entre janeiro e dezembro, o Fiat somou 183.741 emplacamentos contra 183.356 do Volkswagen.

Assim como o Gol, o Palio também deu origem a uma família de produtos, como sedã (Siena) e SW (Weekend). O único produto que ainda continua em linha é a picape Strada, mas que desde o ano passado ganhou carreira solo.

O Fiat Palio foi comercializado por 22 anos no Brasil e saiu de linha 2018

5 Chevrolet Celta (1,7 milhão)
O Celta ficou 15 anos em produção, entre 2000 e 2014, e por anos foi o terceiro automóvel mais vendido do país. Produzido apenas em Gravataí, no Rio Grande do Sul, contou apenas com uma variante, o Prisma.

Curiosamente, o nome Prisma batizou a versão sedã do Celta e posteriormente o três-volumes do Onix de primeira geração. Atualmente, esse modelo foi rebatizado como Onix Plus.

O compacto da Chevrolet foi produzido por 15 anos e deixou um belo legado


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas