Copa do Brasil sorteia 1° fase e Bahia e Vitória descobrem rivais

Juazeirense e Atlético de Alagoinhas também já sabem seus adversários

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2021 às 15:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Os 80 times que disputarão a primeira fase da Copa do Brasil 2021 já sabem seus adversários. Nesta terça-feira (2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou em sua sede, no Rio de Janeiro, os 40 confrontos da etapa inicial. Há quatro baianos no páreo: Bahia, Vitória, Juazeirense e Atlético de Alagoinhas. 

O Bahia iniciará sua trajetória contra o Campinense, da Paraíba. Será em jogo único, na casa do rival, e o tricolor terá a vantagem do empate para classificar. Isso acontece já que o Esquadrão está melhor posicionado no ranking da CBF em relação ao adversário.

Caso o Bahia avance, o rival na segunda fase sairá do confronto entre Jaraguá-GO x Manaus. Dessa vez, o tricolor jogaria em casa. Também será em confronto único, mas, em caso de empate, a vaga é decidida nos pênaltis.

O Vitória terá como oponente o Águia Negra, de Mato Grosso do Sul. A estreia também será fora de casa, em partida única, e o Leão pode empatar para seguir adiante. Se o rubro-negro se classificar, vai encarar na etapa seguinte quem avançar entre Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa. Neste caso, o Vitória seria o mandante. 

Outro baiano na competição, o Juazeirense irá enfrentar o Sport em casa. O Cancão precisa vencer, pois o clube pernambucano tem a vantagem do empate por estar em melhor colocação no ranking nacional de clubes. Caso avance, o adversário seguinte sairá do duelo Castanhal-PA x Volta Redonda.

A situação é a mesma do Atlético de Alagoinhas. O Carcará estreia contra o Vila Nova como mandante e só garante ida à segunda fase se ganhar. Se conseguir se classificar, vai encarar depois um oponente que sairá de Murici-AL x Juventude.

A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada da competição, com datas, locais e horários dos jogos, mas a primeira fase está prevista para acontecer nos dias 10 e 17 de março.

Além dos 80 clubes que participam do sorteio, há outras 12 equipes já classificadas. São os oito classificados para a Libertadores, o nono colocado do Brasileirão, além dos campeões da Série B, da Copa do Nordeste e Copa Verde. Esses times, que antes entravam direto nas oitavas de final da Copa do Brasil, agora começam na terceira fase, já que o torneio terá uma fase a menos nessa edição.

As equipes são Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos (Libertadores), Chapecoense (Série B), Ceará (Copa do Nordeste), Brasiliense (Copa Verde) e Athletico (9º no Brasileirão).

Veja todos os jogos sorteados:

Chave 1: Treze-PB x América-MG Porto Velho-RO x Ferroviário Sergipe x Cuiabá 4 de Julho-PI x Confiança-SE

Chave 2: Moto Club-MA x Botafogo Rio Branco-ES x ABC-RN Guarany de Sobral-CE x CSA Esportivo-RS x Remo

Chave 3: Campinense-PB x Bahia Jaraguá-GO x Manaus Gama-DF x Ponte Preta Marília-SP x Criciúma

Chave 4: Boavista-RJ x Goiás Picos-PI x Atlético-AC Palmas-TO x Avaí Cascavel-PA x Figueirense

Chave 5: Juazeirense x Sport Castanhal-PA x Volta Redonda Murici-AL x JuventudeAtlético de Alagoinhas x Vila Nova

Chave 6: Galvez-AC x Atlético-GO Santa Cruz-RS x Joinville Águia Negra-MS x Vitória Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa

Chave 7: Salgueiro-PE x Corinthians Retrô-PE x Brusque Goianésia x CRB Madureira x Paysandu

Chave 8: Caldense-MG x Vasco Nova Mutum-MT x Tombense Cianorte-PR x Paraná Ypiranga-AP x Santa Cruz

Chave 9: Caxias-RS x Fortaleza Penarol-AM x Ypiranga-RS Mirassol x Bragantino Uberlândia x Luverdense

Chave 10: São Raimundo-RR x Cruzeiro Real Brasília-DF x América-RN União Rondonópolis-MT x Coritiba Juventude-MA x Operário-PR