Creche em Itapuã recebe alimentos arrecadados no Afro Fashion Day

bazar
30.11.2018, 14:17:00
Hoje aconteceu a entrega simbólica dos alimentos arrecadados no Afro Fashion Day (Fotos de Renato Santana)

Creche em Itapuã recebe alimentos arrecadados no Afro Fashion Day

Creche Escola Projeto Sião, em Itapuã, acompanha 120 crianças e recebeu parte dos 900 quilos de alimentos arrecadados durante o AFD

Com muita animação e sorrisos, as 120 crianças acompanhadas pela Creche Escola Projeto Sião, em Itapuã, em Salvador, receberam, hoje, parte dos 900 quilos de alimentos arrecadados durante o Afro Fashion Day, projeto do CORREIO em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

Para Fábio Góis, Gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO, que esteve presente na instituição para fazer a entrega da doação, o momento sintetiza “a força mobilizadora de fazer o bem” que o evento proporciona. “O Afro valoriza a moda e o empreendedorismo, mas tem, sobretudo, um cunho social em tudo isso. E é dentro desse ideal que fizemos a parceria com a Mesa-Brasil: para incentivar o público a doar alimentos”.

Uma das salas de aula do projeto Sião, em Itapuã

“O projeto Sião recebeu um kit com cerca de 125kg e outras seis organizações receberão o restante. Começamos a parceria com o Afro ano passado, que chega para apoiar o programa, idealizado e realizado pelo SESC e existente em todo o Brasil, tendo como missão diminuir o desperdício de alimentos e combater a fome, além de atender instituições sociais também com ações educativas e cursos e apoiá-las em seus desenvolvimentos”, afirma Juliana Fontes Guimarães, nutricionista da Mesa-Brasil em Salvador.

Gesto de amor
De acordo com a assistente social Laiane Pereira, que trabalha no Sião com as crianças de 1 ano a oito anos, doações como essa são fundamentais, pois o local funciona apenas com apoio da comunidade e de voluntários. “90% das crianças ficam em período integral, das 7h às 17h. O projeto atua com capoeira e artesanato. A gente faz parceria com outros serviços e um vai ajudando o outro. O que a gente recebe não é suficiente pela quantidade de crianças e funcionários. Tem crianças também que não têm alimentação em casa. E aqui não há distinção, todos comem a mesma coisa”, conta.

A casa onde funciona o projeto Sião

O projeto foi fundado em 2003 por Maria Laura da Conceição. “O espaço era de uma instituição antiga, fundada em 1986. Faliu, ficou abandonada, fechada. O trabalho parou. Não era creche, era só escola. E em 2003 eu resgatei isso. Como moradora da comunidade há 37 anos, via as necessidades das mães, o sofrimento de irem trabalhar e não terem com quem deixar seus filhos. E montei com muita luta”, conta a responsável pela creche que, mesmo sem concluir os estudos, garante: “não precisa formação para fazer o certo”. “Essa parceria com Mesa Brasil e o Afro Fashion Day é de suma importância para nossa instituição. Nós não temos recursos e aí vivemos de doações de parceiros, pessoas amigas que nos ajudam e que têm sido braços fortes para nós. Sem alimentação como vamos manter essas crianças aqui?”.

E é a partir de gestos de cuidado como os de Lilian Magalhães Alves, estudante de pedagogia e a irmã Cristiane Magalhães de Medeiros, voluntárias há dois anos, que o Sião segue a existir. “Sempre que chegamos aqui somos recebidas de braços abertos e trazemos trabalhos para fazer aqui e as crianças aceitam. Hoje, viemos fazer alimentação saudável. Trouxemos frutas”, contam as duas, que são moradoras da comunidade. “O que nos motiva a contribuir com a organização é que é um bairro muito carente dessas coisas”.

O AFD tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano, Museu Du Ritmo e Impacto Visual e parceria com O Boticário, Clube Melissa e Edy Diamonds.

*Colaborou para o CORREIO


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-anuncia-reputation-stadium-tour-na-netflix/
O material será disponibilizado na noite do ano novo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ana-canas-faz-show-intimista-e-expressivo-na-caixa-cultural/
Cantora paulista apresenta repertório exclusivo com músicas do novo disco Todxs, de hoje a domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-visual-deslumbrante-aquaman-e-um-otimo-filme-de-fantasia/
Aquaman não tem medo de abraçar totalmente o espírito das HQs e tem imagem aérea de 1 segundo da região do Farol da Barra, em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-segura-menino-de-6-anos-para-filho-bater-veja-video/
Pai pensou que a criança baiana tivesse batido no filho dele, quando na verdade ele tropeçou na bola e caiu de cara no chão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-afirma-que-ainda-nao-esqueceu-derrota-do-brasil-na-copa/
Craque diz que ganhar a Copa do Mundo é o maior sonho que ainda não realizou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/governo-consegue-aprovar-mudancas-no-planserv-e-previdencias-siga/
Reforma administrativa foi aprovada no início da tarde desta quarta-feira (12)
Ler Mais