Curso superior garante melhores chances no mercado de trabalho

especiais patrocinados
22.08.2018, 10:27:49
Atualizado: 11.01.2019, 18:55:12
(Shutterstock)
Estúdio Correio -

Curso superior garante melhores chances no mercado de trabalho

Nota do ENEM é um importante trunfo para entrar na Universidade

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A Coach, psicóloga e diretora da Excelência Consultoria RH Renata Castello Branco observa que o mercado de trabalho busca um somatório de competências, habilidades e atitudes. O curso superior possibilita ao profissional adquirir conhecimento, métodos, teorias, conceitos e informações, que aliados ao saber fazer e ao poder de entrega, vai beneficiar o posicionamento profissional. Assim, ela acredita que o grande papel da universidade hoje é formar o profissional para o trabalho e não apenas para o emprego, pois os padrões mudaram.
 
Pela experiência na área de RH, Renata percebe que as pessoas com nível superior ainda têm as melhores chances. “Se a organização está em dúvida entre dois profissionais, por exemplo, um que possui curso superior e experiência, e outro que possui experiência, mas não tem curso superior, vai optar pelo primeiro. Então, o curso superior é um algo a mais, que vai garantir um aumento de probabilidade de êxito que aquele profissional vai oferecer para a empresa”, ressalta.
 
Empresas buscam profissionais qualificados e com formação superior
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desalento - número de pessoas que desistiram de procurar emprego, chegou a 4,4%, no segundo trimestre deste ano, o índice mais alto da série histórica iniciada pelo órgão, no ano de 2012. Já são 27,6 milhões de brasileiros desempregados e, dentro desse universo, 4,833 milhões perderam a esperança de ter um trabalho. Infelizmente, as enormes filas são formadas por homens e mulheres sem nível universitário. Por outro lado, mesmo na crise, há empresas que têm vagas e não conseguem preenchê-las, pois buscam profissionais qualificados com competências oferecidas pelos cursos superiores, porém, enfrentam dificuldades para encontrar esses profissionais.

Um estudo realizado pela International Data Corporation – IDC, empresa global de inteligência de mercado e consultoria, para a Microsoft, demonstrou por meio da avaliação de 76 milhões de vagas de empregos, que a maioria das oportunidades com maior potencial de ascensão até 2024 serão ocupadas por profissionais com competências multifuncionais, mesmo em áreas técnicas como Saúde, TI e Direito. Ou seja, somente os estudos continuados, a reciclagem de informação e o conhecimento poderão assegurar tal competência.

A importância de ter um curso superior
Dúvidas sobre o futuro profissional são comuns em qualquer momento da vida. Tanto quem está terminando o ensino médio quanto quem está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho pode se questionar sobre se vale a pena ou não ter um curso superior.

Uma pesquisa da Catho Educação com mais de dois milhões de profissionais mostrou que qualificação é determinante para a conquista de salários maiores. De acordo com o estudo, realizado em janeiro de 2018, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação é de 47,2%. No nível operacional ou de assistente, quem possui graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem curso superior.

"As organizações estão em busca de profissionais cada vez mais completos, por isso, investir em educação é o primeiro passo para atingir os objetivos de carreira. É o que confirma essa pesquisa: o mercado sempre reconhece os profissionais mais bem qualificados", explica o gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto.

Nota do ENEM é um importante trunfo para entrar na Universidade
O ENEM substitui a necessidade de prestar vestibular e a sua nota pode ser usada por nove anos após a realização da prova. Quem fez ENEM a partir de 2009 ainda pode usar a nota e ingressar na universidade hoje! A UNIFACS oferece 50% de bolsa para alunos que estejam usando a sua nota do ENEM. Para saber mais acesse aqui ou preencha o formulário:

 

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais