Curso superior garante melhores chances no mercado de trabalho

Nota do ENEM é um importante trunfo para entrar na Universidade

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 10:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

A Coach, psicóloga e diretora da Excelência Consultoria RH Renata Castello Branco observa que o mercado de trabalho busca um somatório de competências, habilidades e atitudes. O curso superior possibilita ao profissional adquirir conhecimento, métodos, teorias, conceitos e informações, que aliados ao saber fazer e ao poder de entrega, vai beneficiar o posicionamento profissional. Assim, ela acredita que o grande papel da universidade hoje é formar o profissional para o trabalho e não apenas para o emprego, pois os padrões mudaram.   Pela experiência na área de RH, Renata percebe que as pessoas com nível superior ainda têm as melhores chances. “Se a organização está em dúvida entre dois profissionais, por exemplo, um que possui curso superior e experiência, e outro que possui experiência, mas não tem curso superior, vai optar pelo primeiro. Então, o curso superior é um algo a mais, que vai garantir um aumento de probabilidade de êxito que aquele profissional vai oferecer para a empresa”, ressalta.  Empresas buscam profissionais qualificados e com formação superior Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desalento - número de pessoas que desistiram de procurar emprego, chegou a 4,4%, no segundo trimestre deste ano, o índice mais alto da série histórica iniciada pelo órgão, no ano de 2012. Já são 27,6 milhões de brasileiros desempregados e, dentro desse universo, 4,833 milhões perderam a esperança de ter um trabalho. Infelizmente, as enormes filas são formadas por homens e mulheres sem nível universitário. Por outro lado, mesmo na crise, há empresas que têm vagas e não conseguem preenchê-las, pois buscam profissionais qualificados com competências oferecidas pelos cursos superiores, porém, enfrentam dificuldades para encontrar esses profissionais.

Um estudo realizado pela International Data Corporation – IDC, empresa global de inteligência de mercado e consultoria, para a Microsoft, demonstrou por meio da avaliação de 76 milhões de vagas de empregos, que a maioria das oportunidades com maior potencial de ascensão até 2024 serão ocupadas por profissionais com competências multifuncionais, mesmo em áreas técnicas como Saúde, TI e Direito. Ou seja, somente os estudos continuados, a reciclagem de informação e o conhecimento poderão assegurar tal competência.

A importância de ter um curso superior Dúvidas sobre o futuro profissional são comuns em qualquer momento da vida. Tanto quem está terminando o ensino médio quanto quem está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho pode se questionar sobre se vale a pena ou não ter um curso superior.

Uma pesquisa da Catho Educação com mais de dois milhões de profissionais mostrou que qualificação é determinante para a conquista de salários maiores. De acordo com o estudo, realizado em janeiro de 2018, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação é de 47,2%. No nível operacional ou de assistente, quem possui graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem curso superior.

"As organizações estão em busca de profissionais cada vez mais completos, por isso, investir em educação é o primeiro passo para atingir os objetivos de carreira. É o que confirma essa pesquisa: o mercado sempre reconhece os profissionais mais bem qualificados", explica o gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto.

Nota do ENEM é um importante trunfo para entrar na Universidade O ENEM substitui a necessidade de prestar vestibular e a sua nota pode ser usada por nove anos após a realização da prova. Quem fez ENEM a partir de 2009 ainda pode usar a nota e ingressar na universidade hoje! A UNIFACS oferece 50% de bolsa para alunos que estejam usando a sua nota do ENEM. Para saber mais acesse aqui ou preencha o formulário:  

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.