De malas prontas: veja os destinos mais procurados da Bahia na Semana Santa

Cidades litorâneas integram a lista da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur)

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 3 de abril de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jota Freitas/Setur

Nem só de chocolates vive a Páscoa. Embora o consumo de ovos de chocolate deva aumentar esse ano, quem aproveita o feriado também pensa em viagens e ajuda a movimentar a indústria do turismo. Por conta do feriado na Semana Santa - que este ano cai entre os dias 19 e 21 de abril (de sexta a domingo) -, muita gente aproveita para descansar ou conhecer um lugar novo.

Uma pesquisa de ocupação hoteleira realizada no ano passado apontou os destinos mais procurados por quem viaja pela Bahia no período. São cinco locais.

Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), os lugares baianos mais procurados foram Praia do Forte, Porto Seguro, Morro de São Paulo, Ilhéus e Itacaré. 

Situada no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, Praia do Forte pode ser acessada de ônibus. São cinco horários saindo da Rodoviária de Salvador por duas linhas diferentes. Saindo do terminal de Mussurunga, há 16 horários por dia. Praia do Forte fica em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (Foto: Carmen Correia/Divulgação Setur) Em Porto Seguro, no Sul, é possível chegar por via aérea ou terrestre. Quem escolher ir de ônibus tem um horário por dia saindo de Salvador e um de Bom Despacho. De avião, são sete voos por semana partindo do Aeroporto de Salvador. A cidade histórica de Porto Seguro fica no Sul da Bahia (Foto: Divulgação) Para Ilhéus, também no Sul da Bahia, a Rodoviária de Salvador oferece quatro horários diários. De Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, são dois horários por dia. De avião, partindo do Aeroporto de Salvador, há sete horários por semana. Ilhéus fica no Sul da Bahia (Foto: Divulgação/Bahiatursa) Para chegar em Itacaré, também na região Sul do estado, é preciso pegar um ferry-boat até o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e de lá seguir em uma linha de ônibus que sai com dois horários diários. De avião, o ideal é comprar a passagem para Ilhéus e seguir de carro até Itacaré. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 70 quilômetros. Itacaré, no Sul do estado, fica próximo de Ilhéus (Foto: Elton Andrade/Divulgação) Para Morro de São Paulo, que faz parte do município de Cairu, litoral Sul da Bahia, a viagem é a mais ‘complicada’, mas vale a pena. Dá para pegar um catamarã de Salvador e ir direto até lá. Outra possibilidade para chegar até Morro é ir de lancha ou ferry-boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. De lá, pegar um ônibus até Valença, no Baixo-Sul. Lá, descendo no terminal marítimo, basta pegar uma lancha até Morro de São Paulo. A boa notícia é que  dá para comprar o pacote completo, com todos os trechos, até lá. Morro de São Paulo faz parte do município de Cairu, no litoral Sul (Foto: JOta Freitas/Setur) *Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier