Decoração de Natal de Salvador vai ter projeções em 3D

Vai ser possível tirar fotos e até compartilhar em redes sociais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho

O Rio Vermelho não está totalmente pronto para o Natal, mas já começou a chamar atenção pela iluminação. O diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, informou que a produção deve ser concluída na sexta-feira (30). A decoração natalina de Salvador deve ser oficialmente lançada pela prefeitura na segunda-feira (3), em uma solenidade na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. 

O Largo de Santana, ou da Dinha, como é conhecido, impressionou o garçom Rodrigo Rios. Funcionário de um bar da região há dois anos, ele contou que a decoração de Natal está mais “chamativa”. “Está bem bonito, agradável até pra trabalhar, acho que isso até acaba atraindo mais clientes”, aposta Rodrigo.

“Iluminamos do Largo de Santana [da Dinha] à Mariquita, enrolando mangueiras de LED nas árvores por todo o trajeto. Além disso, fizemos a fachada da igrejinha [de Santana], de um jeito simples, mas ficou realmente bem bonito. Alguns elementos ainda vão complementar, vai ficar ainda mais bonito”, comentou Júnior. Uma árvore natalina será montada em um dos largos. Igrejinha de Santana está um charme para o Natal (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) O Largo da Mariquita é um dos 25 pontos da capital que receberão um totem, com projeções em 3D de imagens natalinas. O projeto será apresentado pela Diretoria de Iluminação Pública, órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). 

Para conseguir visualizar essa decoração interativa, é preciso fazer o download do aplicativo Natal Salvador no celular, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store e na Apple Store. 

Ao abrir o aplicativo e apontar para os totens, o usuário vai poder visualizar Papai Noel sentado em sua poltrona vermelha e com uma árvore de Natal ao lado. Com o totem, vai ser possível tirar uma foto para ser compartilhada junto com o Papai Noel projetado, compartilhar a imagem nas redes sociais ou até fazer um cartão natalino personalizado. “Fomos buscar o que há de mais moderno hoje na iluminação natalina e também uma interação com a tecnologia, possibilitando que as pessoas possam ter mais um atrativo para curtir o Natal”, explicou o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães. De acordo com a prefeitura, a iniciativa foi desenvolvida pela administração municipal em parceira com a empresa paulista RD3 Marketing Digital. Idealizador do aplicativo, o diretor da empresa, Raphael Magri, adiantou que os 25 totens de realidade aumentada começarão a ser instalados em Salvador esta semana.  Decoração na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) “É muito simples. Quando os totens estiveram colocados nos pontos, as pessoas baixam o aplicativo, apontam e então aparece a interação em 3D que possibilita tirar foto e fazer as brincadeiras nas redes”, disse. 

Confira os pontos onde vão ficar os totens:4 pontos na Praça 2 de Julho - Campo Grande 2 Pontos no Farol da Barra - Barra 1 Ponto Elevador Lacerda - Comércio  2 Pontos no Dique - Tororó 2 Pontos na Estação da Lapa - Lapa 1 Ponto Largo da Mariquita - Rio Vermelho 1 Ponto no Cristo - Barra 1 Ponto na Praça Municipal - Centro 1 Ponto Praça do Panteão - Pirajá 1 Ponto Praça Irmã Dulce - Roma 1 Ponto Praça Rotatória de Paripe - Paripe 1 Ponto Largo do Tanque - São Caetano 1 Ponto Canteiro Central Imbuí - Imbuí 1 Ponto Praça Baixinha do Santo Antonio – São Gonçalo 1 Ponto Praça Ana Lucia Magalhães - Pituba 1 Ponto Rotatória Principal - Fazenda Grande 3 1 Ponto Praça Rotatória de São Marcos 1 Ponto Praça Nossa Senhora da Luz - Pituba 1 Ponto Praça Miriam Fraga - Itaigara