Dois filmes brasileiros estão na competição principal de Cannes

Bacurau e O Traidor concorrem à Palma de Ouro e outras duas produções nacionais estão na seção Un Certain Regard

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2019 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: reprodução

Quatro filmes brasileiros vão estar em Cannes, a principal mostra de cinema do mundo, que acontece em maio. Dois estão em competição na Palma de Ouro e outros dois serão exibidos na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar). Bacurau, de Kléber Mendonça Filho, e O Traidor - neste caso, uma coprodução brasileira -, do italiano Marco Bellocchio, são os que estão em competição. Mendonça é diretor de Aquarius (2016). Desta vez, ele divide a direção com Desta vez ele divide a direção com Juliano Dornelles, que fez o design de produção de Aquarius, e volta a escalar Sonia Braga para o elenco.

Fora de competição, na Un Certain Regard, estão A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, que reúne o diretor Karim Aïnouz e a atriz Fernanda Montenegro, e Port Authority, rodado nos Estados Unidos. Os dois têm o brasileiro Rodrigo Teixeira envolvido na produção.  Teixeira é coprodutor de filmes como A Bruxa, Me Chame Pelo Seu Nome e Tim Maia.

A mostra francesa anunciou na manhã desta quinta (18) a sua programação.  Além de The Dead Don't Die, de Jim Jarmusch, que fará a abertura do festival e está na competição, foram escalados para a seleção deste ano os novos filmes de Pedro Almodóvar (Pain & Glory), Jean-Pierre e Luc Dardenne (The Young Ahmed), Ken Loach (Sorry We Missed You) e Xavier Dolan (Matthias e Maxime) na corrida pela Palma. Rocketman, cinebiografia sobre Elton John, também vai estar em Cannes, fora de competição.