Dois policiais militares são sequestrados e mortos em Bom Jesus da Lapa; outro PM foi ferido

A guarnição da qual os policiais faziam parte tentou impedir um roubo a banco no centro da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 09:27

- Atualizado há um ano

Um confronto entre policiais militares e bandidos em Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco, terminou com dois PMs mortos e um ferido, na madrugada desta segunda-feira (23). De acordo com o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS), os soldados Everton Oliveira, 26 anos, e Gilberto Lemos Silva Júnior, 28, foram sequestrados e mortos por assaltantes. Os dois soldados foram mortos por bandidos que tentavam assaltar bancos em Bom Jesus da Lapa (Foto: Reprodução)

Uma guarnição da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (Bom Jesus da Lapa), da qual os policiais faziam parte, tentou impedir roubos a duas agências bancárias no centro da cidade - uma do Banco do Brasil, outra do Bradesco -, na noite de domingo (20). Depois de trocar tiros com os assaltantes, Everton e Gilberto foram levados como reféns e, em seguida, foram mortos pelos bandidos. Na troca de tiros, o soldado José Cardoso Pereira foi baleado e encaminhado a um hospital da região, mas passa bem. A polícia não informou quantos suspeitos participaram da ação. 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), durante a ação criminosa, os suspeitos estouraram transformadores na entrada da cidade e fecharam as saídas de Bom Jesus da Lapa – chegaram até a atravessar um caminhão para impedir o acesso ao município. Foi quando uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que fazia rondas na região, ao se deparar com os criminosos, trocou tiros e um dos integrantes da quadrilha morreu no local.Explosivos foram encontrados pelos policiais (Foto: Reprodução)Os demais assaltantes conseguiram fugir, mas o Bope localizou um dos carros usados pelos criminosos – um Toyota SW4 branco – que continha explosivos e munições.Gilberto era policial militar há um ano e sete meses, enquanto Everton integrava a corporação há um ano e oito meses.  Em 23 dias, desde o início de 2017, o número de policiais militares mortos no estado chega a seis. Em nota, a Polícia Militar lamentou a perda dos soldados.

“A Polícia Militar está enlutada e compartilha com as famílias e amigos a dor da perda de dois irmãos de farda, ao tempo que informa a adoção de todas as medidas operacionais para identificar e prender os autores deste crime”, informou a corporação, em nota. Já na manhã desta segunda-feira, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar fazem diligências na região com o objetivo de encontrar os autores do crime. 

PRF lamenta mortesEm nota publicada na rede social Facebook, Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia lamentou as mortes dos policiais no ato que a companhia definiu como uma "ação covarde". "Nossa missão coloca-nos muito próximos do mal que todos evitam", diz a nota.

Confira a publicação:A  Polícia Rodoviária Federal (PRF) que a expressa o mais profundo pesar pela morte dos Policiais Militares Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior lotados na 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, vítimas de ação covarde após ataque de grupo criminoso durante a noite deste domingo (23) em Bom Jesus da Lapa/BA.

Nós da PRF estamos presentes no Brasil inteiro e constantemente trabalhamos com policiais militares e outras forças de Segurança Pública. Conhecemos as mazelas sociais de perto. Somos aquela parte da sociedade que não fica sabendo do crime pelo filtro de uma câmera. Nossa missão coloca-nos muito próximos do mal que todos evitam. Não importa uniforme ou fardamento, somos todos policiais por isso estamos de luto.