Escola baiana prepara alunos para vestibulares mais concorridos do Brasil

Há 40 anos, o Colégio São Paulo aprova estudantes em universidades renomadas

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: divulgação

Para obter um bom aprendizado e ótimos resultados nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os alunos precisam ser estimulados desde o primeiro dia de aula. Pesquisas revelam que a presença continuada do professor, uma boa infraestrutura do ambiente escolar — como computadores, bibliotecas e quadras de esporte — e segurança são alguns fatores determinantes para que os adolescentes se mantenham interessados nos estudos.

No Colégio São Paulo, o aluno encontra modernas ferramentas e espaços de aprendizagem, como salas de aula com recursos multimídia, laboratório de Informática, Robótica, Química e Biologia, além de áreas de recreação, artes e esportes, bibliotecas e até elevador. Colégio São Paulo oferece modernas ferramentas e espaços de aprendizagem para seus alunos terem os melhores desempenhos Além de uma boa infraestrutura, é preciso também ter professores qualificados. Esta combinação resulta em alunos preparados para um dos desafios mais esperados após o período escolar: o vestibular. Com a tradição de emplacar os estudantes nas universidades renomadas do Brasil, o Colégio São Paulo completa, em 2019, 42 anos de existência na formação escolar.

A estudante Amanda Melo passou em 1º lugar no curso de Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com 920 pontos na redação do ENEM, ela entrou para o time de alunos aprovados com destaque do Colégio São Paulo. “Eu esperava que o resultado fosse bom, até porque estudo num lugar que tem tradição em aprovar, mas do jeito que aconteceu, foi inesquecível”, disse.

Todos os anos, o Colégio São Paulo contribui para que muitos outros alunos cheguem a grandes universidades. Maria do Socorro Mota, diretora do Colégio São Paulo, destaca a importância do corpo docente, por excelência, com o foco na aprovação. “Temos uma equipe de educadores competentes e afetivos que faz a diferença na preparação para os diversos exames seletivos. Por isso, temos que comemorar muito, pois a 3ª série do Ensino Médio é um curso que requer muita dedicação e trabalho”, ressalta.

Aprovados Amanda Melo é mais um exemplo. A lista de alunos do Colégio São Paulo aprovados nas principais universidades aumenta a cada ano. Entre os estudantes estão: Marianna Maia Souza Coelho, que ficou em 2º lugar em Comunicação Social na UFBA, Caio César de Jesus Conceição, que passou em 4º lugar em Engenharia de Produção na UFBA, com 920 pontos na redação do ENEM, e Amanda Cerqueira Rodrigues, 5º lugar em Administração na UFBA.

O aluno Fillipe Pinheiro passou em Engenharia Mecânica na USP, uma das mais importantes universidades públicas do país. “Desde que comecei a estudar no Colégio São Paulo fui preparado para chegar onde cheguei. Tenho orgulho da minha história nesse Colégio”, afirma. O aluno Fillipe Pinheiro passou em Engenharia Mecânica na USP, uma das mais importantes universidades públicas do país Vencer o ensino médio, de forma geral, não é uma tarefa fácil. Porém, continuar o caminho depois dele tem desafios ainda maiores. Pedro Teixeira Fiuza, que passou em 1°lugar no curso de Biomedicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, prevê o que te espera após a grande conquista. “Estou muito animado realizando meu sonho e agora é só agradecer ao Colégio São Paulo por me preparar tão bem. Vou continuar estudando porque eu sei que ainda tenho muito pela frente”, relata. Pedro Teixeira Fiuza passou em 1°lugar no curso de Biomedicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: "estou realizando meu sonho" Foco nos resultados

O Colégio São Paulo, que foi fundado no em 1977 por um grupo de educadores, tem, no seu dia a dia, a inserção de novas tecnologias e métodos inovadores. A instituição dispõe de turno integral bilíngue, onde os alunos, no turno oposto, aprendem tudo em inglês. Além disso, a filosofia humanista faz toda a diferença na forma de promover o conhecimento. O trabalho pautado nos ensinos do apóstolo Paulo valoriza o respeito, solidariedade, autonomia e amor ao próximo. A ideia é formar não apenas futuros aprovados no ENEM, mas também pessoas que transformarão o mundo em um lugar melhor.

“O que acontece é que o aluno sai do Colégio São Paulo, mas o Colégio não sai do aluno. Então, não temos apenas mais de 40 anos aprovando alunos nas melhores universidades do país, mas também formando seres humanos corretos e íntegros. E é esse foco que nos faz diferentes dos outros colégios de Salvador”, afirma Maria do Socorro Mota.

O método de ensino é aprovado pelos alunos. “O colégio me mostrou que posso ir além. É também maravilhoso proporcionar essa alegria aos meus pais. Tenho certeza que foram esses anos de estudo aqui que me fizeram alcançar o que alcancei”, afirma a aluna Marianna Maia, que passou em 2º lugar no curso de Comunicação Social da UFBA. “O colégio me mostrou que posso ir além”: Marianna Maia, 2º lugar em Comunicação Social na UFBA

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.