Escunas de turismo são suspensas por conta da chuva; lanchas vão parar

Sistema ferry-boat funciona normalmente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de março de 2019 às 10:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Se você ia fazer algum passeio de escuna pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos neste sábado (23) vai ter que mudar programação. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas foram suspensas por causa da chuva que caiu em Salvador na madrugada deste sábado (23).

Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo estarão em tráfego,  mas operando  com conexão em Itaparica, pois as condições de navegação no percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica são ruins devido ao mau tempo, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). 

A travessia marítima Salvador-Mar Grande terá que fazer uma parada das 9 às 12h por força da maré baixa, que impede a atracação das embarcações no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. À noite, o sistema funcionará até 19h30, da capital para Mar Grande, e até às 18h30, no sentido inverso - o horário das 20h saindo do Terminal Náutico está cancelado,  também por conta da maré baixa.  

Leia também: Vídeos e fotos mostram noite de raios e trovões em Salvador; veja

Desde as 5h que o sistema está com oito embarcações em tráfego, com horários de saída a cada 30 minutos nos terminais Náutico da Bahia, e Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O fluxo de passageiros é moderado e o embarque é imediato nos dois terminais.

Os passageiros com destino ao Morro de São Paulo embarcam normalmente no Terminal Náutico, seguindo até a cidade de Itaparica, de onde continuam a viagem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença). De lá, fazem a travessia em lanchas até o Morro. Os horários saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saindo do Morro, 9h, 11h30, 13h e 15h. Com conexão em Itaparica, a viagem dura em torno de 3 horas, ou 1h a mais em relação à viagem direta. 

 A Internacional Travessias Salvador,  administradora do sistema Ferry-Boat, informa que estão em operação os  ferries: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Pinheiro e Anna Nery, com  saídas nos horários regulares (de hora em hora). A embarcação Maria   Bethânia está em stand by e realizará viagens em caso de aumento na demanda de passageiros. Neste  momento, o fluxo está tranquilo para  pedestres e veículos nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.