Estrada do Chocolate será novo atrativo turístico do Sul da Bahia

Rota do Cacau, aberta mês que vem, passará por fazendas produtoras

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

O Verão baiano vai trazer mais um atrativo para os turistas de todo o mundo. A partir de dezembro começará a funcionar a primeira Rota do Cacau, roteiro turístico que passa pelas fazendas de cacau da Região Sul do estado. A Estrada do Chocolate passa pelas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca e vai permitir que o turista se hospede em uma das unidades produtoras do fruto. 

“O turismo hoje não é só contemplativo, mas de experiência”, disse o secretário de turismo da Bahia, José Alves, acrescentando que o turista que visitar a rota  conhecerá o processo de produção de cacau como um todo.

Para o gestor, o interesse na fazendas já existe por causa do imaginário gerado mundo afora pelos romances de Jorge Amado. A ideia é que os antigos casarões possam servir não só como lugar de hospedagem, mas também como local para eventos.  Roteiro turístico passará por fazendas em 14 pontos do Sul do estado (Arte: CORREIO) A Rota do Cacau - ou Estrada do Chocolate - contempla 26 municípios e será ambientada com pórticos e centros de atendimento ao turista. Após a Estrada do Chocolate, novos roteiros turísticos serão desenvolvidos na área, fazendo com que os visitantes tenham outros atrativos para visitar. Além das belezas naturais, a região é rica em praias, cachoeiras e prédios históricos.

O plano é criar a rota da cana de açúcar e da indústria fumageira. “É um produto diferenciado do estado para atrair um público ainda maior”, disse Alves. 

Para este primeiro Verão, a Estrada vai contar com o apoio de um voo semanal Congonhas-Ilhéus, que começa a ser operado no dia 16 de dezembro.