Imóvel desaba em Pero Vaz; casas vizinhas também foram atingidos

Moradores relatam receio de um possível desabamento de outro prédio na localidade

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2024 às 21:03

Desabamento no Pero Vaz
Desabamento no Pero Vaz Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

Um desabamento de imóvel e o rompimento de uma manilha de esgoto causaram transtorno aos moradores do bairro de Pero Vaz em Salvador. O incidente aconteceu na noite da última quarta-feira (24). Segundo moradores, outras três residências foram prejudicadas no incidente.

“Está todo mundo sem dormir, foi um baque danado. A gente já vem falando com as autoridades sobre esse prédio. Uma equipe da Codesal veio um dia e disse que ia mandar uma equipe da Limpurb remover o entulho, mas ainda não vieram e aconteceu essa situação”, afirma o morador, Antônio Luis.

Antônio conta que , em dias de chuva, os moradores da região não conseguem dormir devido ao barulho das águas. Ele revela também que a manilha rompeu em três locais, fazendo com que a água das chuvas passe com força pela região, deixando os moradores em estado de alerta.

“Quando chove, a água do IAPI toda desce para cá, molhando as casas da vizinhança. A escada fica parecendo uma cachoeira e ninguém sobe para não ser levado. Um outro prédio está condenado e a manilha passa por baixo dele. O dono disse que fez o reforço, mas se chover hoje, podemos ter problemas. Eu ainda não dormi por causa da chuva, com medo de invadir tudo”, completa.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa em nota que realizou vistoria no imóvel relatado por Antônio. Ainda segundo o órgão, o edifício é de construção irregular e localizado em área de risco de deslizamentos de terra. Os moradores foram notificados e os pavimentos foram evacuados até que o risco seja sanado.

A Codesal também afirma que notificou a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) para a capina, remoção de lixo e colocação de lonas, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) para avaliação do local e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para estudo de viabilidade para execução de obra de estabilização da encosta e drenagem pluvial.

A Seman explica que irá averiguar a situação na região do edifício na sexta-feira (25). A Seinfra informa, por sua vez, que uma equipe técnica de elaboração de projeto vai realizar vistoria no local. Já a Limpurb afirma que por se tratar de uma área de difícil acesso, não há a possibilidade de tráfego de trator, retroescavadeira e caminhões, equipamentos necessários para a remoção dos resíduos do local.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) informou em nota que está acompanhando as famílias atingidas pelo desabamento. "A equipe socioassistencial realizou atendimentos, e disponibilizou provisões para atendimentos de necessidades imediata como cesta básica e kits de limpeza, alimentação e dormitório. As famílias foram notificadas pela Defesa Civil de Salvador e também orientadas a comparecer ao serviço social da CODESAL, para realização de cadastro socioeconômico e solicitação de benefícios como Auxílio Moradia e/ou Emergência".