Ex-alunos famosos falam sobre a Ufba em documentário

A Última Vanguarda, que será exibido nesta terça (8) no Curta!, reúne depoimentos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé, entre outros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2022 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marco Antônio Ferreira/Curta!

Entre o final dos anos 1950 e  1964, a Universidade Federal da Bahia (Ufba)  viveu um ciclo criativo e inovador, comandado por seu fundador e primeiro reitor, o professor Edgard Santos. E que produziu grandes intelectuais e artistas, como os cantores Caetano veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, o artista plástico Emanoel Araújo, a cineasta Helena Ignez e antropólogo Antônio Risério.

Todos eles participam do documentário A Última Vanguarda, de Peu Lima, que estreia com exclusividade nesta quarta (8), às 22h, no Curta!. O filme reúne entrevistas e imagens de arquivo da época —inclusive de filmes de Glauber Rocha —, para mostrar a importância do investimento em educação e cultura para a sociedade brasileira.

O aspecto visionário da administração de Edgard Santos se estendeu por diversas áreas do conhecimento em humanidades e artes. A UFBA foi pioneira em abrir suas portas para a cultura popular e fora do cânone. Entre as “pequenas revoluções”  está a criação do Centro de Estudos Afro- Orientais, que integrou a Academia às heranças africanas. 

Outro destaque do filme é a importância de Glauber Rocha, parte dessa geração. O cineasta baiano foi impactado pelo CineClube organizado por um dos professores da UFBA, Walter da Silveira. “Aquele negócio todo que foi feito aqui parece que morreu, mas não morreu”, afirma Caetano Veloso. 

Após a estreia, o filme também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado através da ClaroTV+ e do site CurtaOn.com.br. Em novembro, mês em que completa dez anos de existência, o Curta! está com sinal aberto através de seu site. Já assinantes da Vivo TV e Vivo Play terão sinal aberto na televisão. 

Durante o mês de novembro, o canal e o streaming Curta!On – Clube de Documentários estreiam quatro produções e apresentam uma maratona e um especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra.  Na TV, o sinal estará aberto durante o mês inteiro através do site canalcurta.tv.br/viainternet. Para assistir à programação, basta se cadastrar. Já o Curta!On tem gratuidade por 7 dias para quem se inscrever pelo site.

Além de investir em conteúdo nacional, a curadoria do Curta! também coleta verdadeiras pérolas entre documentários produzidos no exterior, mantendo parcerias frutíferas com produtoras da Europa e dos Estados Unidos. Em novembro, duas produções estrangeiras estreiam com exclusividade no Brasil através do canal: no dia 17, “Toni Morrison – Os Fantasmas da América”, filme sobre a autora que é figura de destaque na literatura afro-americana, com 11 livros escritos e traduzidos em dezenas de idiomas. Já no dia 22, é a vez de “De Volta a Basquiat”, documentário biográfico sobre o artista plástico que aborda suas influências e sua luta como criador negro.