Expor os olhos ao sol sem proteção pode causar doenças; saiba quais

Veja dicas de como escolher o óculos ideal para este verão

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

No verão não é só a pele que necessita de cuidados especiais. Os olhos, muitas vezes negligenciados, devem ser preservados dos raios solares intensificados nesta estação do ano, além dos danos causados pela água do mar e piscina. Expor os olhos constantemente à luz solar, sem o uso dos óculos de sol, pode causar tumor na pálpebra, pterígio (uma ‘carninha’ que cresce pertos da córnea) e a ceratite (inflamação da córnea); esta última se não tratada pode levar à cegueira. “Além destas complicações, há evidências clínicas de que a radiação unto ao fator da idade pode contribuir para o desenvolvimento de uma catarata e até degeneração da mácula”, alerta a oftalmologista do Instituto de olhos Villas, Illara Guerra Esteves.

Por isso, escolher o óculos de sol certo é essencial para sobreviver ao sol da Bahia, onde parece ser verão o ano inteiro. E quem pensa que qualquer óculos serve, está muito enganado. Na hora da escolha, o acessório precisa atender a critérios como, proteção contra os raios solares nas lentes, embora pareça óbvio usar um óculos de procedência duvidosa é pior do que não usar nada. “Eles dilatam a pupila e deixam os olhos mais expostos à luz, por isso é ainda pior do que não usar”, explica

Outro ponto importante é o encaixe no rosto, isso porque se os óculos ficam folgados, os raios solares podem passar pelas frestas entre o acessório e o rosto. “O ideal é aquele se ajusta no nariz, nas orelhas e no rosto e os que cobrem completamente a pálpebra superior e inferior bloqueando completamente a radiação do sol”, recomenda Illara. A oftalmologista também aconselha a preferência por lentes escuras, o motivo é que quanto mais claras são, mais luz poderá passar por elas.  Pessoas com olhos claros, devem, inclusive, evitar óculos com lentes muito claras, já que são mais sensíveis ao sol do que os olhos escuros. Os óculos coloridos e 'gatinho' são uma das tendências mais fortes neste verão. Por isso, o recomendado é optar por cores mais escuras e complementar o uso com um chapéu. O motivo é que lentes coloridas são menos protetivas. (Foto: Divulgação / Chica e Lica) Para adquirir um modelo que atende a todos os requisitos é fundamental estar atento ao lugar da compra. A oftalmologista lembra que o ideal mesmo é preferir por uma ótica, isso porque a economia dos camelôs pode acabar saindo mais caro à longo prazo e algumas lojas de Shopping e marcas famosas não são sinônimo de qualidade. A dica da especialista é: “se surgir a dúvida, os óculos poderão ser levados ao consultório de um oftalmologista. Normalmente lá tem uma máquina que analisa as lentes e revela se há ou não proteção nas lentes”. 

Algumas óticas também contam com o aparato e o cliente poderá testar na hora da comprar. Ao menos é o que promete a dona da ótica Chica e Lica, Geisa Caxias, localizada no Shopping Capemi. “Reconhecer a olho nu é quase que impossível, por isso a máquina é o único jeito 100% seguro de saber se as lentes têm algum fator de proteção”, afirma Geisa. 

Ciente de todas as complicações que um óculos sem proteção nas lentes pode trazer, a advogada Luciana Vale não dispensa seus óculos de sol nem na hora se exercitar correndo na rua. Seu modelo favorito é clássico aviador, mas não dispensa uma novidade. “Eu gosto muito dos que são de acetato porque têm um material mais resistente e são mais. Mas no geral óculos grandes e diferentes me agradam bastante”, revela a advogada  que já coleciona pelo menos 20 pares de óculos.  Chapéu Panamá, viseiras e chapéus de palha não só estão na moda, como ajudam na proteção junto ao óculos.  (Foto: Reprodução / Instagram / @Universo Vivire) E se engana quem pensa que é apenas do sol que estes órgãos, tão sensíveis, precisam ser protegidos. Oftalmologistas ouvidos pelo CORREIO lembram que mergulhar na praia, ou na piscina sem a devida proteção pode trazer alguns tipos de contaminação, como a conjuntivite bacteriana. A mais comum nos consultórios durante o verão, principalmente em crianças que normalmente se expõem mais a água com os olhos abertos.   

Qual proteção escolher?

Lentes com proteção UVA/UVB, UV400, polarizada, não polarizada.... Em meio a tantas opções, ficar confuso e sem saber qual escolher, ou a mais adequada para determinadas situações é normal. Por isso a oftalmologista Illara Guerra Esteves esclarece algumas dúvidas. Segundo ela, o grande diferencial de uma lente polarizada é que ela protege a visão 100% dos raios solares, inclusive contra os raios que são quase que imperceptíveis. “Por ser um pouco mais cara, nós indicamos aos para quem dirige muito, quem faz pescarias, pratica muitos esportes ao ar livre e aqueles que têm a sensibilidade aumentada. Mas quem poder pagar por uma lente assim, pode usar também”, avalia.  Já sobre os tipo de lente ela esclarece que as lentes UVA/UVB são exatamente o que parecem ser, pois protegem contra os raios que lhe dão o nome. Já a UV400 protege tanto contra os raios UVA e UVB, quanto os raios de comprimento de onda menores que 400 nanômetros.

Tendências verão 2019

Além dos óculos de sol, a designer de moda e professora Phaedra Brasil lembra que alguns acessórios como a viseira, principalmente as de palha, tactel e vinil; e Chapéus de palha estão super em alta nesta estação. A designer garante que estes adereços não são apropriados apenas para praia. “Arrisque-se num look leve, colorido e arremate com um destes acessórios. Aproveite o verão sem perder o charme”, sugere a especialista. Embora os mini óculos façam sucesso nas praias e no instagram, é indicado para lugares fechados com luz amena, já que não cobrem os olhos totalmente. (Foto: Reprodução / Instagram) Quanto aos modelos de óculos ela aponta como grandes tendências o modelo ‘gatinho’, os de lente colorida e mini óculos. No entanto se optar pelo uso de um destes dois últimos é necessário complementar o uso com um chapéu grande, ou uma viseira. O alerta é da Oftalmologista Illara que lembra que as lentes mais claras deixam a luz passar com facilidade e os mini óculos não dão a cobertura necessária aos olhos, principalmente porque normalmente são usados um pouco abaixo da linha dos olhos.  

*sob orientação do editor Roberto Midlej