Exposições celebram 472 anos de Salvador

Aproveite o dia para conhecer ou reviver paisagens e tradições da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: José Spinola/divulgação
Exposição Shopping Barra por Clique para ampliar

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e o Palacete das Artes inauguram duas exposições, nesta segunda-feira (29), que lembram a história e os encantos de Salvador na passagem de seus 472 anos.  Numa parceria com a Confraria Fotográfica, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia exibe em suas redes sociais, até dia 4 de abril , 60 fotografias do acervo da instituição e dos mais de 20 fotógrafos integrantes da Confraria.

Além de contemplar a Salvador antiga com obras de Arquitetura Civil, Militar e Religiosa, Palácio dos Arcebispos; Centro Histórico, Cidade Baixa e Alta, Antigo edifício dos Correios da Bahia, na Rua da Alfândega e Biblioteca Pública, dentre tantas outras imagens que retratam a história e cultura da cidade de Salvador, o público poderá conferir as transformações urbanas com fotos atuais de bairros como Itapoan, Rio Vermelho, Barra, Centro Histórico e importantes registros da nossa gente, cultura e culinária. https://www.ighb.org.br/ Vista da Papinha, de Sergio Amorim, em mostra no Palacete das Artes (Foto: Divulgação) Já o Palacete exibe, até dia 6 de abril, via redes sociais, a exposição Águas de Salvador e da Baía de Todos os Santos, mostra individual do artista plástico Sérgio Amorim. A mostra retrata em 22 pinturas Inspirado por sua vivência na cidade de Salvador na década de 90, quando morou na região do centro histórico e  despertou o seu olhar para a beleza das águas que banham a cidade e para os costumes do povo baiano que labutam, vivem e tiram o sustento da Baía de Todos os Santos. A agenda completa da mostra pode ser acessada através do site  www.ipac.ba.gov.br.

Registro de Roberto Abreu para mostra do Shopping Itaigara (Foto: divulgação) O Shopping Itaigara também homenageia a cidade com uma exposição fotográfica digital que estará disponível nos em seus perfis do  no Instagram e Facebook. A mostra contará com imagens de diversos locais de Salvador, desde os mais famosos e visitados até aqueles que com forte significado para algumas pessoas, mas ainda pouco explorados. Os registros são do fotógrafo Roberto Abreu.

Os locais fotografados foram sugestões de um grupo de convidados formado pelo músico  Carlinhos Brown, pelo beauty artist Fernando Torquatto e pela  jornalista Jessica Senra, entre outros. Pontos turísticos consagrados, a exemplo do Farol da Barra, Praça Castro Alves e Ponta de Humaitá, dividem espaço com outros locais como a fachada do Guetho Square, Casa dos Sete Candeeiros e Santo Antônio Além do Carmo. https://www.instagram.com/shoppingitaigaraoficial/?hl=pt-br

[[galeria]]

A exposição fotográfica Salvador 472 anos: afetos, olhares e história é um presente de aniversário para a cidade e acontece nas redes sociais do Shopping Barra (Instagram e Facebook) de hoje (29) até 4 de abril.

Diferentes olhares, composições e ângulos de diversos lugares foram registrados com afeto pelas lentes de 16 fotógrafos: Alci Macedo, Álem Silva, Aluísio Fiorin, Antônio Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Eduardo Quintela, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Guilherme Motta, Marcos Barbosa, Marcus Sampaio, Rodrigo Lima, Rodrigo Salvador, Victor Garrido, Will Recarey.

“Vamos fazer das nossas redes sociais janelas para que nossos clientes tenham a oportunidade de apreciar essa cidade linda, repleta de representatividade cultural e belas paisagens”, conta Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra. Cenas do Subúrbio Ferroviário, Lagoa do Abaeté, Cidade Baixa, Pelourinho, Itapuã, Barra, entre outros pontos turísticos, foram retratados sob uma nova perspectiva. “Salvador é uma cidade luz, uma cidade única. Em cada canto tem uma beleza a ser observada, tem cultura, tradição, diversidade, tem gente e cor. Mostrar essa pluralidade com riqueza e intensidade é o nosso maior objetivo”, conta o fotógrafo e curador da exposição Álem Silva.