Fábio Osório se divide como ator e ‘baiana’ de acarajé

A performance Bola de Fogo será apresentada nesta quarta (26) na 7ª edição de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade, do Itaú Cultural

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: foto/Patrícia Almeida

Primeiro, sabia que o ator Fábio Osório Monteiro é ‘baiana’ de acarajé mesmo, devidamente registrada na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares. Mas o traje típico também é figurino para a performance Bola de Fogo, que ele apresenta nesta quarta (26), às 20h, na programação da 7ª edição de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade, do Itaú Cultural, neste ano realizada em formato digital e tematizando a construção de masculinidades. A mostra segue até domingo (30).

Original de 2017, Bola de Fogo se mostra adequada à pandemia por relacionar o fato de ele ser um artista atuante com a sua necessidade de subsistência diante da instabilidade dos tempos atuais. Para esta ocasião, a performance foi registrada em vídeo gravado numa casa que já foi um terreiro de candomblé.

Para esta nova configuração em vídeo, algumas adaptações se fizeram para que o clima de acolhimento se mantivesse aos internautas. Na casa, a cozinha virou cenário e o quintal virou palco, numa gravação em take único: um plano-sequência, sem cortes, com direção de fotografia de Larissa Lacerda e codireção artística de Leonardo França.

Fábio Osório é um homem negro, baiano, candomblecista e homossexual. Já foi lavador de carro, professor de educação infantil, guia turístico, motorista e até babá. É destas identidades que escapam do entendimento machista e patriarcal sobre o que é ser homem que vem a escolha por sua presença num evento que pretende problematizar e discutir as diversas formas de se manifestar a masculinidade.

Serviço: Bola de Fogo em Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade do Itaú Cultural. Criação, direção e atuação: Fábio Osório Monteiro. Quarta (26), às 20h, no www.itaucultural.org.br. Gratuito.