Faculdades de Salvador oferecem ajuda gratuita para declarar IR; veja 10 locais

salvador
17.04.2018, 02:00:00
Atualizado: 17.04.2018, 15:48:15

Faculdades de Salvador oferecem ajuda gratuita para declarar IR; veja 10 locais

Alguns núcleos de Ciências Contábeis trocam o serviço por doação de alimentos

Em 13 dias encerra-se o prazo para ser feita a declaração do Imposto de Renda (IR) 2018. Para o contribuinte não desembolsar R$ 165,74, ou até 20% do imposto de renda devido em multas, o CORREIO fez um levantamento com os cursos superiores de Ciências Contábeis da cidade e apurou que oito instituições de ensino superior oferecem orientação gratuita ou mediante doação de alimentos para o processo de declaração. São, ao todo, dez locais de atendimento (ver lista abaixo), além da própria sede da Receita Federal, no Caminho das Árvores.

A Estácio, por exemplo, dará esse auxílio durante os dias 23, 24 e 26, no andar térreo do Campus Gilberto Gil, no bairro do Stiep, no turno da tarde. A atividade será conduzida pelos alunos e professores de Ciências Contábeis da instituição. Para receber a ajuda, é necessário que o contribuinte doe uma lata de leite em pó, que será entregue a uma instiuição de caridade.

Já a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) fechou uma parceria com o Shopping Itaigara para o funcionamento de um posto de Declaração Solidária do IR, com atendimento entre os dias 16 e 28. A ação será realizada no 2º piso e contará com uma equipe de alunos e professores da faculdade para auxiliar os contribuintes a efetuarem a declaração. Os interessados devem doar uma lata ou pacote de leite em pó, que será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O atendimento na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (Ufba) já está sendo feito gratuitamente, até o dia 26. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Campus do Canela, onde a faculdade está localizada.

Foto: Luiz Vagner Santos/Arquivo/Divulgação

Balanço
De acordo com a assessoria da Receita Federal na Bahia, foram entregues até o momento 493.586 declarações. A expectativa do órgão é que o estado receba 1.158.000 declarações de IR até o dia 30, prazo final para a atividade ser realizada.

Em todo o país, 12.157.032 de declarações já foram recebidas pelos sistemas da Receita. A expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

O número de declarações entregues na Bahia e no Brasil até o momento é semelhante ao número do ano passado na mesma data.

Confira abaixo os dez pontos onde procurar ajuda para declarar o IR

  • Estácio: Atendimento por meio do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) da faculdade, nos dias 23, 24 e 26, no andar térreo do Campus Gilberto Gil, no Stiep, pela tarde. Para receber o auxílio é necessário que o contribuinte vá à instuição com uma lata de leite em pó, que será doada a uma instuição de caridade.
  • Faculdade Dom Pedro II: O curso de Ciências Contábeis oferece a elaboração da declaração de Imposto de Renda em troca de uma lata de leite em pó, que será doada às crianças assistidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce. O contribuinte tem os dias 23, 24, 25,26 e 27 de abril das 9h às 14h para solicitar o serviço na Avenida Estados Unidos, Campus II, no Comercio. Basta levar os seguintes documentos: declaração de IRPF do ano anterior, com recibo de entrega; informe de rendimentos e de despesas (contendo CNPJ das pessoas jurídicas e CPF das pessoas físicas envolvidas, se houver); dados bancários e de financiamentos de imóveis e veículos de 2017
  • FTC: A faculdade fechou uma parceria com o Shopping Itaigara para lançamento de um posto de ajuda na declaração de IR 2018. A ação será realizada no 2º piso e contará com uma equipe de alunos e professores da instiuição para orientar os contribuintes. Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão doar uma lata ou pacote de leite em pó, que será destinado à Apae de Salvador.
  • Ufba: A Faculdade de Ciências Contábeis da universidade, localizada no Canela, está atendendo, gratuitamente, aos interessados no preenchimento da declaração de Imposto de Renda 2018 até o dia 26 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
  • Ruy Barbosa: A faculdade oferece a ajuda na declaração até o dia 20, das 14h às 18h, com a orientação de alunos de Ciências Contábeis do campus Paralela da instituição. A ação é coordenada por professores do curso e os interessados podem obter o atendimento mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado a uma organização social. As atividades serão realizadas no prédio da Faculdade Área1 - Wyden, na sala 01, térreo.
  • Faculdade Visconde de Cairu: Em parceria com o Shopping Center Lapa, a Visconde de Cairu ajuda na declaração do IR até o dia 25, das 9h às 17h, de segunda a sábado. A ação será realizada na Praça de Eventos, piso L1 do centro de compras.
  • Unime: A instituição realiza o multirão entre os dias 16 e 20, no Campus I da unidade de Salvador, localizado na Rua Professor Fernando Rocha, 326, Paralela, das 9h às 12h e das 14 às 17h. Os interessados em realizar a declaração deverão doar duas latas de leite em pó, que serão encaminhadas a uma instituição beneficente.
  • Unijorge (três locais e horários): A ação do centro universitário ocorrerá no período de 16 a 20 de abril em todos os campi da instituição (Paralela, Tancredo Neves e Comércio), mediante doação de uma lata de leite em pó, que será destinada a uma entidade carente. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de fichas limitadas. O prazo para entrega da declaração termina em 30 de abril. No Prédio IV, campus do Comércio, a ação ocorre nos dias 16 e 17, das 13h30 às 17h. Em Tancredo Neves, a ajuda será feita nos dias 18 e 20, também das 13h30 às 17h. Já na Paralela, o auxílio será dado aos contribuintes nos dias 16 e 20, das 14h às 18h.
  • Ucsal: A insituição realiza a ajuda entre os dias 16 e 20, das 19h às 21h, no Núcleo de Estágio e Práticas Gerenciais (Nepe), no Campus de Pituaçu.
  • Receita Federal: O próprio órgão oferece ajuda para os contribuintes de forma presencial, das 8h às 14h, na sede da instituição, na Rua Alceu Amoroso Lima, 862, no Caminho das Árvores, ou pelo telefone (71) 3416-1350.