Femadum consagra canções de Alisson Lima para o Carnaval de 2019

entretenimento
10.02.2019, 18:57:31
Atualizado: 10.02.2019, 21:25:02
O Femadum lotou o Centro Histórico de Salvador na tarde de domingo(10) (Marina Silva)

Femadum consagra canções de Alisson Lima para o Carnaval de 2019

O festival lotou as ruas do Centro Histórico e homenageou o cantor e compositor Mateus Aleluia

O Nome da Rosa e Olodum Saladino. Guarde o nome dessas canções, pois no Carnaval deste ano, o bloco afro Olodum levará essas composições para as ruas. Em comum, está o autor: Alisson Lima, que neste domingo(10), venceu o Festival de Música do Olodum, o Femadum, levando para casa os troféus nas categorias Tema e Poesia. O segundo lugar ficou com a canção Perfume Olodum, de Sandoval Melodia e Gilson SM.

Com o largo lotado, o Festival homenageou o ex-integrante do grupo Tincoãs, o cantor e compositor Mateus Aleluia, que fez questão de prestigiar o evento e foi saudado pela banda Olodum com a canção Cordeiro de Nanã. O cantor Levi Lima também esteve no último dia do Festival, que começou no sábado (09). 

O ex-integrante dos Tincoãs Mateus Aleluia (de branco) foi o grande homenageado da edição do Femadum em 2019 (Foto: Marina Silva)


Ao todo, foram inscritas 96 composições, sendo 44 sambas tema e 52 poesias, com participações abertas para todo o Brasil. "O Femadum é um momento muito importante para o verão do Olodum. É neste evento que reacendemos a chama do samba reggae, descobrindo novos talentos e estimulando os jovens compositores a pensar nos nossos temas carnavalescos e com isso repensar a sua origem e a história da humanidade", enfatizou o presidente João Jorge.

Claramente impactado com a vitória, Alisson Lima, 38, chegou ao Olodum em 2014, através do Projeto Avante Subúrbio. Seu primeiro prêmio chegou um ano depois e, no ano passado, emplacou a canção Sereia como a música de carnaval do grupo. “Durante o ano passado, meu foco foi realizar essas composições. Hoje, o esforço foi absolutamente recompensado e as duas canções foram beber na ancestralidade negra que o Olodum sempre valoriza”, diz o compositor, que também possui um projeto de banda: O Terreiro, que foca em reggae e pop rock. 

Alisson Lima também faturou o Femadum no ano passado e se diz recompensado (Foto: Marina Silva)


Segundo Lima, O Nome da Rosa foi inspirado na obra homônima de Umberto Eco e foi buscar o uso da perfumaria usada pelos egípcios como roteiro para a composição. Já Olodum Saladino foi buscar inspiração no chefe militar e califa Saladino, conhecido por ter reinado em Jerusalém, numa proposta de respeito religioso com cristãos, judeus e islâmicos.

O Femadum foi criado em 1980 para divulgar a diversidade da cultura afro baiana e brasileira e dar oportunidade a talentosos artistas populares que buscam na cultura afro a sua fonte de inspiração, possibilitando a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e do mundo, por meio de composições populares.

O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura, artes plásticas e audiovisual. Este ano, o Femadum integra as comemorações dos 40 anos do Olodum, “As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos”.
.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/contra-as-musicas-com-baixaria-pede-rei-momo-do-carnaval-2019/
Renildo também fez alertas contra o trabalho infantil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/persistencia-apos-oito-derrotas-secretaria-executiva-vira-deusa-do-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gaab-filho-de-rodriguinho-grava-dvd-na-praca-da-cruz-caida/
Com entrada gratuita, o evento contará com MC Livinho, Igor Kannário e mais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corretor-de-imoveis-mata-taxista-com-tres-tiros-em-briga-de-transito-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ladroes-invadem-grafica-e-amarram-funcionarios-no-horto-florestal-video/
Segundo informações da polícia, 10 funcionários estavam no estabelecimento durante a ação; assista o vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-vai-transmitir-vitoria-x-ceara-neste-sabado-16/
Jogo começa às 16h, no Barradão, e o Leão tenta o primeiro triunfo no campeonato
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriana-calcanhotto-volta-ao-tca-com-a-mulher-do-pau-brasil/
Cantora faz apresentação única nesta sexta-feira (15), às 21h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/deus-me-livre-mas-quem-me-dera-jerry-smith-vai-tocar-com-parangole-na-quinta-feira-de-carnaval/
Funkeiro é dono de hits como Bumbum Granada, Nossa Que Absurdo e Quem Me Dera
Ler Mais