Festa do Bonfim: turistas são homenageados em primeira missa da novena

A novidade deste ano é a possibilidade de amarrar as tradicionais fitinhas no andor do Senhor do Bonfim

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 00:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

A turista paulista Marisa Lambert, 54 anos, estava conversando com o marido durante a tarde de ontem sobre espiritualidade. À noite, os dois foram visitar a famosa Igreja do Bonfim e já deram de cara com a “festa”.

Ontem foi o primeiro dia da Novena do Senhor do Bonfim - e os homenageados da noite eram justamente os turistas. “A gente se sentiu abençoado, tanto que estávamos só de passagem e resolvemos ficar”, conta a mulher, em Salvador pela primeira vez.

A novena, que antecede a Festa do Bonfim, segue até o dia 13, sempre com missas às 19h. Este ano há uma novidade: ela vai homenagear os grupos que tradicionalmente visitam a basílica todo ano.

Para representar os visitantes, entraram na igreja guias de turismo e pessoas caracterizadas como tipos regionais brasileiros, como a cangaceira, o descendente de alemão, o índio, o vaqueiro e até mesmo um destaque de escola de samba.

Segurando um globo que representava os turistas do mundo todo, o guia Jeronimo Barbosa se sentiu honrado em entrar num dia tão especial na igreja. “Foi gratificante esse reconhecimento. Eu faço questão de levar os turistas para conhecer a cultura da Bahia. E não há expressão maior da cultura religiosa da Bahia do que a Igreja do Bonfim”, contou.

[[galeria]]

A abertura da novena foi mesmo um dia festa. Antes da missa começar, houve estouro de fogos e também uma apresentação da Orquestra Rumpillezzinho, regida pelo maestro Letieres Leite.

No ano que se inicia, a Festa do Bonfim vai dar espaço também às manifestações populares. A lavagem acontece no dia 11, mas a data da festa, é dia 14. Na véspera, haverá apresentação do Terno de Reis antes da celebração.

A novidade deste ano, instituída pelo reitor da basílica, o padre Edson Menezes, é a possibilidade de amarrar as tradicionais fitinhas no andor do Senhor do Bonfim. Quem quiser antecipar os três pedidos já pode amarrar as fitinhas desde a última sexta-feira de 2017 - 29 de dezembro - até a véspera da lavagem. Basta que a igreja esteja aberta.

A Festa do Senhor do Bonfim é a maior manifestação popular religiosa da Bahia. Ao contrário do que muitos pensam, a tradição iniciada no século XVIII não tem seu auge na Lavagem do Bonfim, mas no domingo após o fim da novena. Nessa data, são realizadas missas campais e a Procissão dos Três Pedidos. A lavagem das escadarias da basílica é fruto do sincretismo religioso e representa a fé dos adeptos do candomblé em Oxalá, orixá associado ao Senhor do Bonfim.

Programação

4 a 13/1 Novena, com missas sempre às 19h

11/1  Lavagem do Bonfim, a partir das 8h

14/1  Missas às 5h, 6h, 7h30, 10h e 15h. procissão às 16h

Primeira sexta-feira  Hoje, na primeira sexta-feira de 2018, serão celebradas missas na Basílica do Bonfim às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. Depois, às 19h, a novena.

[[publicidade]]