Festival da Primaverá contará com 15 dias de programação

Moradores comemoraram realização de evento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

Ruas livres, atrações musicais, exposições culturais e prática de esporte. Uma série de atrativos culturais, de esporte e de gastronomia irá invadir 21 bairros de Salvador durante 15 dias na sexta edição do Festival da Primavera. O evento realizado pela Prefeitura de Salvador promete abrir oficialmente as portas da cidade para o período de grande movimentação turística, que alcança seu auge no verão. Confira programação completa aqui.

O festival tem atrações para agradar a todos os gostos: desde os crossfiteiros, com a primeira competição oficial da cidade, até oficinas de teatro e festival gastronômico. Logo neste sábado (15), as chamadas "ruas de lazer" serão liberadas em três bairros da capital: Cajazeiras VI, Itaigara e Rio Sena. Dentre os outros atrativos estão exposições culturais, oficinas, a feira Coreto Hype na Avenida Centenário e a final da Copa das Ligas.

“A gente considera o nosso festival como um pré-verão. Criamos espaços públicos e agora estamos fazendo atividades para ocupá-los. A ideia é manter a cidade vibrante o tempo inteiro. Foi feito um trabalho muito grande ao longo dos últimos anos de requalificação e de criação de novos espaços públicos, então a ideia é que a gente possa ter conteúdo pra esses espaços. Que adianta ter uma praça se a gente não tem atividade nessas praças? Que adianta a gente ter campos de futebol altamente estruturados se a gente não tem o futebol? Que adianta ter as ruas iluminadas, asfalto, enfim, e não ter atividade nesses espaços?”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. 

O primeiro evento musical será logo no domingo (16), com a tradicional volta completa no Dique do grupo Mudei de Nome (antigo Alavontê) às 10h com concentração na Arena Fonte Nova. Esse é o quinto ano que a banda faz a volta no Dique. 

“Essa é uma grande festa e agora contará com a nossa estreia dando a volta no Dique. Nós fazemos isso há cinco anos, antes no aniversário da cidade, e eu comecei a enxergar com esse evento o quão bonito é o Dique. A nossa volta mistura famílias, moradores, gente que virou a noite e todo mundo dançando e brincando em volta do Dique”, disse Jonga Cunha, integrante da banda. 

No dia 22, quatro locais receberão atrações musicais na capital. Entre eles está o show de Lenine às 21h no Largo da Mariquita, que contará com a participação das cantoras Ellen Wilson, Carla Visi, Márcia Short e Cátia Guima. O Rio Vermelho também será palco da feira gastronômica, de apresentações da Orquestra Popular da Bahia (OPB), dentre outros.

“Desde a primeira edição do Festival Primavera, o Rio Vermelho foi palco do evento. A gente gosta do festival, sempre foi um atrativo para o bairro e para a cidade. A cidade toda vem para cá, é o que o Rio Vermelho, bairro bucólico, artístico e boêmio precisa”, afirmou Lauro Matta, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv). No bairro, o faturamento dos bares e restaurantes chega a aumentar em 50% durante períodos de festa como o Festival da Primavera. 

Pela primeira vez haverá programação no mar com o “Primavera no Mar”, que será realizado na Praia de São Tomé de Paripe, das 11h às 14h também no dia 22. O evento contará com show do músico Léo Macedo, do estakazero, e convidados. “Para a gente é maravilhoso a festa na praia. Tudo o que traz benefício para a nossa comunidade de São Tomé de Paripe é ótimo. Nós recebemos o evento com muita alegria e não vamos mais precisar sair com os nossos filhos para outras regiões longes para ter um dia agradável”, comemorou a coordenadora da Associação de Moradores de São Tomé de Paripe (AMSTP), Renata Alves.

No esporte, o aprimoramento das ruas de lazer e a criação da competição de crossfit são as grandes novidades do ano. A Maratona de Salvador irá ocorrer durante o calendário do Festival. “Nós contamos com um aprimoramento das ruas de lazer, agora inclusive com participação de mais bairros da nossa cidade. Temos também a potencialização da Copa das Ligas com 16 equipes e 400 atletas participando, além da descoberta do nicho do crossfit, que reunirá várias academias e atletas da nossa cidade e de fora também”, afirmou o secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior. 

O teatro Gregório de Mattos abrigará diversas exposições e atrações culturais. “É um grande movimento que temos feito para ocupar a cidade como um todo, criar novos eventos fora do calendário de verão para deixar a cidade potencialmente mais atrativa, além de criar atividades o ano inteiro, ocupando vários bairros”, afirmou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. 

Turismo O Festival se posiciona como o “pontapé” inicial para a vinda de turistas para a cidade. Entidades do trade turístico acreditam que a descentralização das atividades turísticas é importante para a capital. “O Festival da Primavera movimenta a economia da cidade. Os soteropolitanos vão para a rua. O potencial de atração de turistas de outros lugares da Bahia e de estados vizinhos é menor porque deve ter uma antecedência de divulgação”, afirmou Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). 

Pessoa lembrou a importância da realização de festas para a cidade. De acordo com ele, os eventos “não são pão e circo”. “É pão, diversão e dinheiro no bolso para os envolvidos. Nós fazemos festa e sabemos fazer festa”, disse.

O presidente do Salvador Destination, Roberto Duran, lembrou que o evento pode agregar volume de pública para movimentar recursos na cidade, além de aumentar a ocupação hoteleira e incrementar o turismo.