FGTS: 1º dia de atendimento tem dúvidas e filas em agências em Salvador

Agências da Caixa abriram mais cedo para tirar dúvidas sobre saque do FGTS inativo

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  • Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 15:30

- Atualizado há um ano

As agências da Caixa Econômica Federal foram abertas duas horas mais cedo em Salvador nesta quarta-feira (15) para tirar dúvidas da população sobre as contas inativas do FGTS. Os saques estarão disponíveis a partir do dia 10 de março até 31 de julho para contas que foram desativadas até 31 de dezembro de 2015.

O CORREIO visitou duas agências, que foram abertas às 9h, e encontrou filas pequenas. Cerca de 22 pessoas estavam desde cedo na agência da Avenida Sete, na Rua Mercês, e mais de 15 estavam na Caixa da Avenida Tancredo Neves, na Pituba. Entre as dúvidas percebidas, as principais são como saber se tem uma conta inativa do FGTS e como conferir o saldo. 

VEJA O CALENDÁRIO DE SAQUES DIVULGADO PELA CAIXA ECONÔMICA

Às 8h20, o segurança Cristóvão Luz, de 46 anos, já estava lá para aguardar o atendimento. Ele foi a terceira pessoa a chegar, e estava na expectativa para saber porque não está liberado no sistema o dinheiro que tem direito na sua conta inativa do FGTS. De acordo com a Caixa, a responsabilidade seria da empresa que pode não ter recolhido o benefício do empregado. Nesse caso, o trabalhador deve procurar a superintendência regional do ministério do trabalho.

O serviço de atendimento para tira-dúvidas e regularização de dados, iniciado hoje (15), vai continuar abrindo as portas duas horas mais cedo para os trabalhadores, até a próxima sexta-feira (17). E depois vai continuar em um sábado por mês, das 9h às 15h, exceto em abril: 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

No caso de erros em dados cadastrais, como CPF incorreto, o trabalhador deve procurar qualquer agência da Caixa com o número do PIS em mãos, e regularizar as informações. Caso contrário, o problema pode inviabilizar o saque. Lembrando que a data limite para resolver todos os problemas é o dia 15 de julho.

Ao invés de ir até uma agência da Caixa, o cidadão também pode acessar o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para o número 0800-726-2017. O aplicativo FGTS também está disponível para aparelhos celulares ou tablets.