Fiéis vão ao Bonfim pedir paz no Carnaval

Igreja estará aberta durante todos os dias da folia momesca

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 1 de março de 2019 às 17:54

- Atualizado há um ano

Enquanto você se recupera da cachaça de ontem, já pensando na água dura de hoje, saiba que nesse momento tem alguém rezando pela sua alma de folião. Isso porque desde as primeiras horas desta sexta-feira (1º), fiéis, turistas ou não, estão subindo a Colina Sagrada para pedir ao Senhor do Bonfim um Carnaval de paz. 

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia 2019

Neste ano, para atender às demandas de carnavais anteriores, a Igreja do Bonfim estará aberta todos os dias da folia momesca – anteriormente, as missas aconteciam até as 12h de domingo e eram retomadas após a Quarta-feira de Cinzas.  “Achei a ideia ótima. Minha festa é a igreja. Agora virei todos os dias de Carnaval. Rezarei pelas pessoas que estarão na folia. Que Deus possa tomar conta de cada um”, disse a aposentada Valdelice Maria da Conceição, 68 anos, sentada na primeira fileira.  Igreja do Bonfim abriu para os fiéis e terá missas durante o Carnaval (Foto: Marina Silva) À frente da idosa, três amigos rezavam em pé, defronte ao altar. “Vim pedir paz para todos nós, que o Senhor do Bonfim possa habitar no coração de todas as pessoas”, disse o higienizador Leandro de Jesus, 31, que prefere viajar a ir para avenida. Ao lado de Leandro, estava a comadre, a conferente Jaciara Alves, 41. Ela disse que este ano não estava animada para folia. “Já pulei muito. Hoje prefiro a tranquilidade. Vou ficar no meu canto. A gente (ela e Leandro) vai pra algum lugar, ainda não decidimos. Enquanto isso, decidimos vir (à igreja) para que todos tenhamos um Carnaval tranquilo", declarou. 

Com eles estava o também higienizador Marcelo Santos, 25. Ao contrário dos amigos, ele disse que vai pular nesta noite de sexta-feira. Porém, não deixou de renovar a fé. “Temos que entender que até no Carnaval não somos só carne. Temos que ter fé. Vou brincar na paz e pedi a Deus que as outras pessoas também vão para o Carnaval com o mesmo propósito”, disse Marcelo. 

Mas não foram só os baianos que subiram a Colina Sagrada. Ajoelhada na entrada na catedral, a dentista Patrícia Macêdo, 36, fazia uma prece. Ela aproveitou sua vinda à Bahia e aproveitou para agradecer e restaurar a fé. “Quando eu peço, peço para todos, que tenhamos uma festa de muito amor, diversão e serenidade”, comentou Patrícia, pouco depois de levanta-se e seguir com Marley, o labrador fiel e escudeiro. 

Acolher Além de restaurar a fé e conhecer um dos tesouros da Bahia, fiéis e turistas também contarão com a estrutura de estacionamento, sanitários, lojas de artigos religiosos e restaurante. Além disso, o museu da Basílica também funcionará neste período e, quem for até lá poderá desfrutar da vista da torre da igreja.  (Foto: Marina Silva) O juiz da Irmandade, Francisco José Pitanga Bastos, lembrou que a missão principal da Colina Sagrada é acolher bem a todos.“Nossa vocação primeira é o acolhimento dos romeiros e dos peregrinos. Esta vocação está no nosso DNA, está no nosso coração e está também nos gestos intensos e fecundos dos nossos antepassados”, afirmou o juiz.Desde o ano passado, a Devoção do Senhor do Bonfim, Irmandade mantenedora da Basílica, realiza investimentos e ações para ampliar o acolhimento dos peregrinos que recorrem a Mansão da Misericórdia. Além das melhorias realizadas na estrutura da igreja e do seu entorno, a Irmandade ampliou o horário de funcionamento do Santuário. 

Programação Nesta sexta, a igreja funcionará das 5h30 às 19h30; no sábado, das 6h30 às 19h30; no domingo, das 5h30 às 19h30. As missas ocorrerão na sexta, às 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h, 17h e 18h30; no sábado, às 7h, 8h, 10h30 e 17h; e no domingo, às 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.