Fonte Nova recebe 4 mil interessados em empreender no meio digital

Google oferece treinamento de marketing digital

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  • Yasmin Garrido

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 18:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

A empresária Raísa Góes foi uma das 4 mil pessoas que ocuparam hoje (21) pela manhã a Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, no evento Cresça com o Google. Ela esteve atenta ao treinamento de marketing digital para tornar a marca Diva Store, que existe há três anos, conhecida mundialmente com a ajuda da internet. A palestra foi dada pelo executivo de negócios Fábio Celeri e pelo gerente de marketing Guilherme Brandão, ambos da Google Brasil. 

A proprietária da Diva Store, uma empresa de vestuário feminino e que dá dicas de moda às mulheres, contou ao CORREIO que a ideia de empreender surgiu depois que ela perdeu o emprego. “Eu sou técnica química e trabalhava em uma indústria. Aí veio a crise, eu fui demitida e decidi abrir a loja virtual junto com uma amiga. Criamos um site e hoje prestamos serviço de ‘personal shopper’ para qualquer lugar do país”, afirmou.“Apesar de já ter uma loja consolidada, eu preciso aprender mais sobre o universo digital, que é, sem dúvida muito mais barato do que ter um espaço físico”, concluiu Raísa.O treinamento de marketing digital lotou a Arena por uma simples razão: “o digital, a tecnologia e a internet têm o potencial de desenvolvimento econômico e pessoal muito grande para o mundo”, explicou Jimena Tomás, gerente de marketing do Google. Ao todo foram capacitadas mais de 15 mil pessoas entre segunda-feira (20) e ontem. No primeiro dia, o coordenador do Google News Lab no Brasil apresentou ferramentas que podem ser exploradas na rotina dos jornalistas, na Fonte Nova. Ontem, foi a vez dele oferecer o treinamento a jornalistas do CORREIO.

“O que a gente pretende com o evento é levar, cada vez mais, esse potencial para qualquer pessoa interessada, de forma aberta e gratuita”, completou. No treinamento são debatidos conceitos básicos de marketing digital, incluindo temas como estratégia, websites, links patrocinados, mídias sociais, ferramentas e soluções digitais do Google.

Confira as dicas Jimena dá cinco dicas para quem começou agora a lidar com o ambiente digital. A primeira coisa a ser feita é entender a importância do digital na vida das pessoas, seguido por construir uma presença online, seja a partir de endereços de e-mails ou na utilização de websites e redes sociais.

Um terceiro momento envolve a utilização de ferramentas de marketing digital para expandir os negócios, que é um complemento à presença digital.

A quarta dica é entender e mensurar todas as ações online e, por último, a partir da junção de todos os itens anteriores, é importante saber encontrar as oportunidades (de emprego, carreira ou negócios) online.

Quem pode empreender no digital? A resposta para este questionamento é uma só: “qualquer pessoa”, destaca Jimena. “Com o treinamento de hoje a gente quer mostrar, justamente, que todo mundo pode estar no ambiente digital, que é acessível e, muitas vezes, gratuito”, afirmou.

Existem dois principais produtos/ferramentas do Google que permitem uma imersão sem gasto no empreendedorismo digital, dentro do Google Meu Negócio: a localização da empresa no Google Maps e a criação de um domínio (site) exclusivo.

“Para você estar online, é importante ter um site, que funciona como um cartão de visitas da internet. E, como o Google Meu Negócio, isso ficou bastante fácil”, aponta Jimena.

Para Jimena, todas as ferramentas disponíveis no universo digital ajudam a diminuir os impactos de uma crise econômica existente no país. “O desemprego hoje é uma realidade e mostrar para as pessoas que elas podem ter renda a partir do marketing digital é de extrema importância”, concluiu. Jimena Tomás: gerente de marketing do Google (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)  Tem espaço para todos Sabrina Cunha é proprietária da empresa de biscoitos artesanais Minha Mãe Que Fez, que foi pensada quando a empresária morava em Curitiba.

“No Paraná, a cultura dos biscoitos caseiros, cobertos com glacê, é muito forte, então eu e meu marido decidimos trazer isso para a Bahia”, contou.

Mas, ela ainda está em busca de uma atividade digital mais intensa, para poder expandir os negócios e ter mais lucro. Sabrina ao lado do marido (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) “A gente, por enquanto, só trabalha com o Instagram, é a rede social que faz a nossa divulgação. Eu não sabia que era tão fácil criar um site e poder gerenciar melhor a minha empresa”, afirmou ela, durante a palestra sobre treinamento de marketing digital. 

A iniciativa do Google já capacitou 18 mil pessoas entre abril e julho em outras cidades - já passou por Teresina, Brasília e Natal no primeiro semestre do ano - e a expectativa é de treinar mais de 15 mil pessoas na capital baiana, distribuídas em cinco turmas. Por enquanto não há previsão de novos cursos na Bahia.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier