França encara a Dinamarca por liderança do Grupo C

Com chances remotas, Austrália precisa vencer o Peru e torcer por tropeço da Dinamarca para tentar tirar diferença no saldo

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 26 de junho de 2018 às 07:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Franck Fife / AFP

A França enfrenta nesta terça-feira (26) a Dinamarca, às 11h, com um olho e meio nas oitavas de final. Principalmente no duelo da tarde, entre Argentina e Nigéria. Garantida na segunda fase, a equipe francesa declarou que poupará seus principais atletas.

O técnico Didier Deschamps não quis revelar quantos serão preservados, mas a tendência é que pelo menos metade do time principal fique descansando. “Alguns já jogaram demais, outros têm cartões amarelos. Depois desse jogo, não será mais possível poupar ninguém. Não há um critério único, a situação é diferente para cada jogador”, disse.

Segundo o jornal L’Équipe, da França, seriam poupados o goleiro Lloris, o lateral direito Pavard, o zagueiro Umtiti, os volantes Pogba e Matuidi e o atacante Mbappé.

O jogo teria tudo para ser um encontro de ‘cumpadres’, já que um empate garantiria a liderança da França no grupo e daria a segunda vaga à Dinamarca.

Deschamps, no entanto, rechaça qualquer chance de jogo amigável: “Não vamos ajudar a Dinamarca agora. Vamos jogar para ganhar, e a Dinamarca também. Talvez um empate sirva para os dois, mas eu nem quero falar sobre isso. Eu quero que meu time entre em campo e faça tudo para ganhar”.

E em relação ao olho no jogo da mais tarde? É que o líder do Grupo C enfrentará nas oitavas de final o segundo colocado no Grupo D. A depender do resultado, pode dar Argentina.

Em meio aos torcedores e à imprensa francesa, há um certo temor por conta do encontro precoce entre as duas campeãs do mundo. Para Deschamps, no entanto, não há a menor chance da sua equipe jogar para ficar em segundo lugar. “Eu não quero pensar nisso, nem falar sobre isso. Nós queremos ganhar o grupo”, garantiu.

Do lado da Dinamarca, a ideia é vencer a partida para não depender de mais ninguém. Pesa contra os nórdicos o vacilo do último jogo, diante da Austrália, quando deixaram o triunfo escapar no segundo tempo.

Austrália confia em orgulho dos franceses

Para conseguir chegar às oitavas de final pela segunda vez na sua história – a única foi em 2006 –, a Austrália precisa vencer o Peru e torcer por uma derrota da Dinamarca diante da França.

Ciente disso, o técnico da seleção australiana, o holandês Bert van Marwijk, confia no brio francês: “Eles são orgulhosos, têm um dos melhores times do mundo, mas não jogaram da maneira que queriam jogar. Acho que eles querem se provar”, disse.

O Peru, já eliminado, quer apenas terminar o Mundial com uma vitória para os seus torcedores: “Todos nós estamos com a faca nos dentes, queremos voltar para casa com algo nas mãos”, disse o atacante Guerrero.