Fulô de Mandacaru encarta CD no CORREIO desta terça (9)

O grupo com 18 anos de carreira investe na inovação e alcança novos públicos pelo país

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

Uma das bandas de destaque  no novo universo do forró, a Fulô de Mandacaru encarta CD na edição de hoje do  CORREIO. Com 40 mil exemplares disponíveis, a edição promocional reúne músicas autorais do álbum Mandacaru Elétrico, lançado no início deste ano, e sucessos tradicionais do forró, como composições de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Dorgival Dantas.

 A banda é composta  por oito músicos, mas a tradicional formação do trio forrozeiro tem Armandinho do Acordeon, Pingo Barros, na zabumba, e Tiago Muriê, no triângulo. Os três são da cidade de Caruaru, polo do forró em Pernambuco.       Apesar dos 18 anos de estrada, a Fulô se tornou conhecida  nacionalmente a partir do programa Superstar, da Globo.  Naquela edição, a banda foi a grande vencedora, conquistando o país com seu forró que casa o novo com o tradicional.  “O forró nunca tinha ganhado um festival e nem reality de música. A Fulô de Mandacaru foi a primeira banda a conseguir isso. É um triunfo para o  Nordeste, para a música popular brasileira”, conta Armandinho. A banda fará shows na Europa entre os dias 10 e 15 de abril (Foto: Divulgação) Ousadia  O estilo inovador da banda vai muito além da escolha das músicas. A mudança acontece desde a perspectiva artística na  montagem dos shows, figurino e palco, até o repertório escolhido. Por isso, a Fulô de Mandacaru desenvolveu três formatos de apresentação, o que, para o grupo, amplia ainda mais seu  público.  

Além do show padrão, o grupo  ainda toca no formato chamado de Mandacaru Elétrico, quando as apresentações são feitas em festas de rua, como o Carnaval, e as músicas se aproximam da axé music. Já o Fulô de Mandacaru In Concert apresenta a banda numa formação de concerto musical, e foi lançado no ano passado. 

Foi o primeiro concerto de forró do mundo, e contou com participação de músicos como Elba Ramalho e Dorgival Dantas. “Por sermos uma banda que mantém as características tradicionais do forró e da cultura popular, nós já temos um público definido.  O trio de forró Fulô de Mandacaru é formado por Armandinho, Tiago e Pingo (Foto: Marina Silva/CORREIO) O desafio é trazer outras pessoas que curtem outros gêneros musicais para escutar nosso trabalho. Isso é muito motivacional para nós”, explica  Armandinho.

E a Fulô de Mandacaru espera não ganhar novos fãs apenas no  Brasil. Depois da turnê  feita pela Europa no último ano, quando gravaram clipes em Paris, Berlim e Zurique, os pernambucanos voltam à capital francesa amanhã para participar de um dos festivais mais famosos de forró no velho continente. “Estamos saindo do Brasil e essa é uma vitória que reconhece que aquilo que sempre fizemos tem um valor, uma história e que o público curte isso”, completou. 

 *Com supervisão da editora Ana Cristina Pereira