Google homenageia Paulo Freire com Doodle sobre centenário do educador

brasil
19.09.2021, 16:14:39
Atualizado: 19.09.2021, 16:29:02
Doodle do Google traz rosto de filósofo e educador (Foto: Reprodução)

Google homenageia Paulo Freire com Doodle sobre centenário do educador

Pernambucano conhecido como 'Patrono da Educação Brasileira' faria 100 anos neste domingo

Considerado o "Patrono da Educação Brasileira", o pernambucano Paulo Freire apareceu no Doodle do Google como lembrança dos 100 anos que estaria completando neste domingo (19).

Nascido em 1921, Freire ficou conhecido no mundo inteiro por teorizar a sala de aula como mecanismo de transformação social. O educador defendia a chamada "pedagogia do afeto", na qual o professor deveria ser sensível à história de vida dos alunos e construir o conhecimento a partir de trocas.

Leia também: No centenário de Paulo Freire, Universidade Columbia anuncia eventos

Freire também foi fundamental para a alfabetização de adultos ao mostrar que o aprendizado seria mais efetivo quando feito por meio de itens do cotidiano dos estudantes, como termos usados no trabalho, tal qual enxada e colheita.

Leia também: De passagem pela Bahia, filha de Paulo Freire fala sobre educação e barbárie

O filósofo também acreditava que é preciso auxiliar os alunos a desenvolverem senso crítico, fornecendo diversas perspectivas de um mesmo fato. Ele também pregava que a educação é para todos. Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo. As informações são do portal G1.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas