Gosta de jogos? Confira dicas de quem entende do assunto

Desenvolvedores indicam games que vão do RPG ao "terror fofinho"

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 15 de maio de 2018 às 05:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Do universo medieval do RPG, passando pelo drama de um câncer e chegando no "terror fofinho", não faltam boas referências no mundo dos jogos eletrônicos e quem diz isso são os desenvolvedores de games Daniel Silveira e Filipe Pereira. Gosta de jogos? Então confira dicas de quem entende do assunto.

That Dragon, Cancer Vencedor do prêmio Games for Impact, no The Game Awards 2016, o jogo é uma espécie de memorial do casal de desenvolvedores que resolveu contar sua própria história. A trama emotiva, disponível para PC e iPhone, retrata o processo sofrido pelos dois durante a descoberta, tratamento e posterior falecimento do filho de 5 anos, vítima de um câncer. "Utiliza a plataforma para trabalhar com outras emoções que a gente não está acostumado a ver nos jogos", destaca Filipe Pereira.

Moonlighter Com lançamento previsto para o dia 29 de maio, Moonlighter é um jogo sobre um mercador que cuida de uma loja durante o dia, enquanto que à noite sai para explorar masmorras e reabastecer seu estoque. "Você é dono de uma loja num set medieval e tem que achar itens para vender", explica Daniel Silveira, ressaltando que alcançar o objetivo inclui a necessidade de matar monstros. O game estará disponível para PC, Playstationt 4 e Xbox One.

The Binding of Isaac Controverso, aborda temáticas como religião, ocultismo (crença em poderes sobrenaturais) e misoginia. Masmorras e criaturas monstruosas fazem parte do jogo lançado em 2011 para Microsoft Windows, OS X e Linux. "Fala sobre temas que os jogos normalmente não falam. É um 'terror fofinho'. Sou muito fã desse jogo. Da ponta do meu dedo até o ombro, meu braço é todo tatuado de personagens desse jogo", diz Filipe, empolgado.

Divinity: Original Sin 2 Já disponível para PC e com lançamento marcado para agosto nos consoles Playstation 4 e Xbox One, Divinity: Original Sin 2 mistura RPG e fantasia em um contexto histórico complexo. "É um jogo bem RPG de mesa, mas sendo no computador. É muito aberto e você pode resolver os problemas do jogo de várias formas. Você pode conversar seu caminho, passar escondido pelos problemas e até roubar os itens que precisa. É muito interessante", atesta Daniel.

Horizon Zero Dawn Exclusivo para Playstation 4, o jogo de ação RPG gira em torno de uma caçadora habilidosa que vive em um mundo exuberante e pós-apocalíptico, onde criaturas mecanizadas vagam por uma paisagem fora do controle da humanidade. "O jogo tem uma mulher como protagonista e sociedades de referências matriarcais. Mesmo a grande indústria está tendo essa alternância de discurso", aponta Filipe.