Greve: reunião entre Governo e professores universitários termina sem acordo

A categoria está em greve desde o dia 9 de abril

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2019 às 22:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO

Os professores das universidades estaduais e representantes do governo do estado sentaram para mais uma rodada de negociações nesta quinta-feira (6), mas, novamente, não chegaram a um acordo. A categoria está em greve desde o dia 9 de abril.

Os professores disseram que a negociação não pôde ser concluída. Segundo a coordenadora da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lílian Marinho, uma nova data será marcada para dar continuidade às conversas.

“As negociações vão continuar. Nós tínhamos a expectativa de que hoje resolvesse, mas não foi possível. Houve uma interrupção. Agora, vamos ficar aguardando um novo chamado do Governo para ver se a gente conclui as negociações”, afirmou

Em nota, o Governo informou que ofereceu como contraproposta a progressão de carreira para 900 professores das quatro instituições (398 da Uneb, 227 da Uesb, 151 da Uesc e 124 da Uefs) e a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento.

O estado disse que pode negociar o pagamento dos salários de abril e maio, suspensos em razão da greve, caso a paralisação termine, e citou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para dizer que está no limite de gastos com pessoal.  

Segundo o Governo, essa foi a 14ª reunião com o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (ADs) para discutir o assunto e aconteceu na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

Estavam presentes o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues; a secretária de Relações Institucionais, Cibele Oliveira de Carvalho; os deputados estaduais Rosemberg Pinto (Líder da Maioria na Alba), Fabíola Mansur (presidente da Comissão de Educação) e Hilton Coelho; os reitores da Uefs, Uesb e da Uneb, respectivamente, Evandro do Nascimento Silva, Luiz Otávio de Magalhães e José Bites; Mary Cláudia (COAS/SERIN); e o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos, Marcius de Almeida Gomes, além dos professores André Uzeda (Fórum das ADs), Alexandre Carvalho (ADUSB), Carlos Vitório, (ADUSC) e Ronalda Barreto (Aduneb).