Guia de autocuidado contra o coronavírus: saiba o que fazer para evitar a doença

CORREIO ouviu especialistas e preparou um guia com instruções de prevenção contra o vírus

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 14 de março de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/CORREIO

A disseminação do coronavírus assusta o mundo, mas alguns hábitos podem ajudar a combater a Covid-19 e evitar novos casos. Saiba o que fazer para ficar longe da doença.

CUIDADOS COM AS MÃOS

1. Lave as mãos até o pulso com água e sabão antes de sair de casa, por pelo menos 20 segundos - uma dica para controlar esse tempo é cantar ‘Parabéns’ duas vezes. Se não tiver água, use álcool gel 70% - que, aliás, está sumindo das prateleiras. (Ilustrações: Morgana Miranda/CORREIO) 2. A lavagem das mãos deve contemplar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos, o polegar e as unhas.

3. Repita o processo diversas vezes no decorrer do dia, principalmente antes de pegar em alimentos.

4. Evite tocar nos próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam lavadas. 5. Lave as mãos depois de tocar em maçanetas e outras superfícies de uso compartilhado. TRANSPORTE

6. No ônibus, o melhor é manter a janela aberta para evitar a concentração do vírus. Limpe as mãos depois de segurar nas barras e corrimãos. 7. No carro, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para evitar a concentração do vírus.

RELAÇÕES PESSOAIS

8. Na escola e no trabalho, fale sem tocar. Cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto devem ser substituídos por acenos.

9. Mantenha distância de 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estiverem doentes.

10. Fique sempre atento a quem está ao seu lado, e evite tocar nos mesmos locais de quem está com sintomas de doenças respiratórias.

11. Ao chegar em casa, não cumprimente idosos e pessoas com problemas respiratórios até que você esteja higienizado.

12. Evite shows e eventos com aglomerações de pessoas.

HIGIENE 

13. Quando chegar em casa, tome logo banho e troque de roupa. 14. Em casa, limpe e desinfete objetos e superfícies tocadas com frequência, como celular, móveis etc. 15. Se ficar doente, fique em casa. Se não for possível, lembre-se de usar máscaras. Elas devem ser utilizadas prioritariamente por quem está doente. 

16. Sempre que for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço. 17. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

SUSPEITA E TRATAMENTO

18. Caso tenha viajado para áreas de risco, tido contato com alguém que esteve nesses locais ou com alguém já contaminado, procure um médico e monitore os sintomas.

19. Observe. Os sintomas levam até 14 dias para se manifestar e os mais comuns são febre, tosse, e dificuldade para respirar.

20. Os casos graves são encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Na Bahia, essa unidade é o Instituto Couto Maia.

21. Nos casos menos graves são adotadas medidas de precaução domiciliar, como repouso e consumo de bastante água, além de medicamento para dor e febre, e banho quente.

22. Pessoas em isolamento domiciliar não devem ter contato com outras, não podem sair de casa nem compartilhar objetos pessoais. O tempo de recuperação varia.

23. Fique hidratado e bem alimentado para ajudar a reforçar o sistema imunológico.

Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e especialistas: Andréa Monteiro de Amorim (doutora em Saúde Pública e professora da UniFTC) e Almerio Machado Júnior (pneumologista e professor da Escola Bahiana de Medicina).

Clique aqui para saber tudo sobre o coronavírus com informações confirmadas pelo jornal CORREIO