Homem armado rouba clientes e funcionários na Junta Comercial da Bahia

Ladrão levou celulares e bolsa das pessoas que estavam no órgão público

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 12:14

- Atualizado há um ano

Um homem armado invadiu o andar térreo da Junta Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, por volta das 10h e roubou celulares de clientes e funcionários. No momento do assalto havia cerca de 20 pessoas no local, segundo relatou ao CORREIO o presidente da Juceb, Antônio Carlos Tramm. "Tinha cerca de 20 pessoas no local entre funcionários e clientes. O homem roubou celulares, que é o mais fácil nessa hora, e a bolsa de uma cliente com o celular. Na sequência ele saiu em fuga. Estamos nessa sede há três anos e essa foi a primeira - e espero que única - vez que acontece", disse. 

Ainda segundo a direção, o assaltante foi até um guichê de atendimento e anunciou o assalto, após sacar uma arma da cintura. "Ele colocou a arma no meu peito e, nesse momento, eu solicitei aos clientes que se afastassem. Eu tentei manter a calma para guardar a integridade física deles", conta o vigilante Anderson Bispo. Ele é segurança patrimonial e não trabalha armado. Após o assalto, um cliente que estava aguardando atendimento passou mal. 

A Juceb é o órgão do governo do estado da Bahia, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável por efetivar os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins. O presidente do órgão explica que não há câmeras de segurança no local. "Temos aqui uma segurança patrimonial que não é armada justamente para evitar problemas maiores. Se tivesse um segurança armado teria tido tiro e alguém poderia ficar ferido. Não temos câmera aqui. O sistema que tinha não funcionava direito. Estamos implantando o sistema de câmeras para acompanhar e fiscalizar melhor. 

Uma funcionária, que trabalha em outro andar do prédio, relatou que algumas pessoas se trancaram com medo. "Quando soubemos do assalto ficamos trancados morrendo de medo do homem subir ou mesmo de voltar", afirmou a funcionária que prefere não se identificar. 

Hoje no Brasil com 14 milhões de desempregados no país temos vivido uma evolução da insegurança no país. Assaltos ocorrem em qualquer lugar. Hoje fomos invadidos com uma pessoa com uma arma na mão. Poderia ter sido em qualquer lugar  (Antonio Carlos Tramm, presidente da Juceb) Após o assalto, segundo Tramm, a polícia militar foi acionada para reforçar a segurança. "O caso causou muita comoção nas pessoas. Nós pedimos à policia que aumentasse a ronda no entorno do Comércio. Como somos abertos ao atendimento do público estamos sujeitos à entrada de qualquer pessoa. Eu já pedi audiência com o secretário de Segurança (Maurício Barbosa) no sentido de pleitear mais ronda na região. Estamos aqui na avenida Estados Unidos (ComérciO) perto de bancos e da chamada praça da Mãoziha, um local de muita insegurança", ressaltou o presidente da Juceb. 

O caso foi resgistrado na 3ª Delegacia (Bonfim) ,que conduzirá as investigações. Em nota, a Polícia Militar informou que a 16ª Companhia Independente da Polícia Militar, que é responsável pela área, não foi acionada.