Homem que matou ex no DF é preso em Salvador; vítima estava grávida

Simone, 25 anos, foi morta a facadas enquanto estava sob medida protetiva

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 11 de outubro de 2018 às 20:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Facebook

Simone foi esfaqueada por Josias no início do mês passado (Foto: Reprodução/Facebook) Josias Sacramento dos Santos, 40 anos, é assassino confesso da ex-mulher, identificada como Simone de Sousa Lima, 25. Ele matou a jovem a facadas no dia 3 de setembro, na região de Santa Maria, no Distrito Federal. Preso na tarde desta quinta-feira (10), na bairro de Marechal Rondon, em Salvador, o feminicida disse que matou porque foi traído.

Simone, que estava sob medida protetiva desde setembro do ano passado, morreu grávida de dois meses – conforme o laudo perícial do corpo da vítima.

Familiares informaram à polícia que a mulher, já separada do suspeito, tinha um filho de três anos e ficava entre "idas e vindas" com Josias, que é natural de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.

Titular da 4ª Delegacia (São Caetano), o delegado Nilton Borba disse à reportagem que a Polícia Civil de Brasília havia informado do mandado de prisão contra o suspeito e, ainda, enviado fotos do homem. A informação foi espalhada internamente entre as unidades policiais de Salvador, o que possibilitou a prisão.

Em depoimento, Josias confessou o crime, mas disse desconhecer o fato de que a mulher estava grávida."Ele disse que matou por ciúmes. Falou que a mulher tinha traído ele e, por isso, ele matou", afirmou Nilton Borba ao CORREIO. O feminicida contou ao delegado que logo depois de matar a ex-mulher, resolveu vir para Salvador, onde ficou entre Marechal Rondon e Lobato, bairros vizinhos.

Feminicídio Segundo a polícia do DF, o crime aconteceu na quadra 417, por volta das 6h. O corpo, porém, só foi encontrado pelo cunhado da vítima, por volta de 11h, no dia 3.

Josias se tornou principal suspeito do crime porque Simone havia avisado à família que ia na casa do ex-marido atender a um pedido dele. Depois disso, a mulher não voltou mais.

Nilton afirmou que equipes do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), e Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondesp) já haviam feito buscas pelo suspeito, até então sem sucesso.

Na tarde desta quinta, no entanto, duas equipes da Rondesp encontraram e reconheceram Josias na localidade do Inferninho. Ele não resistiu à prisão e foi levado pelos agentes até a delegacia. 

Ainda conforme Borba, a prisão de Josias já foi informada à Justiça do Distrito Federal, que deve providenciar a transferência do preso. Até lá, o assassino confesso segue detido na sede da Polícia Civil, na Piedade.

Josias já tinha dois registros de agressão e ameaça de morte registrada por Simone e uma irmã da vítima. Segundo Borba, o autor do feminicídio também tem passagens por roubo de carro e assalto, tanto em Salvador, quanto em Brasília, onde já morava há sete anos.