Horta doméstica: como ter legumes orgânicos e bem cuidados em casa

bazar
08.11.2017, 08:20:00

Horta doméstica: como ter legumes orgânicos e bem cuidados em casa

Especialista dá dicas de como começar e como cuidar da sua horta em casa

É possível aproveitar até pequenos espaços dentro de casa para fazer sua própria horta. “Tem centenas de possibilidades. Podem ser desde hortaliças como manjericão, cebolinha e coentro, a plantas alimentícias não convencionais (Pancs) como a ora-pro-nóbis”, explica Débora Nunes, arquiteta e professora da Escola de Sustentabilidade Integral (fb.com/escoladesustentabilidadeintegral). A primeira dica é adaptar o espaço ao que se deseja cultivar. “Se você não tem muito sol, não pode ter plantas que precisam de muita luz”, alerta. 

Horta em casa é uma forma de se aproximar da natureza, segundo a professora Débora Nunes (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)

A outra dica é simples: começar. Foi assim que a servidora pública Marcella Marconi decidiu fazer. “Iniciei com temperos que queria ter para cozinhar. Com isso, a gente estabelece outra relação com a própria comida”, conta. De repente sua varanda foi recebendo mais vasos. “Agora são mais de 35 espécies diferentes. Tem uma bananeira anã, um pé de pitaia, uma mangueira pequena, jaboticaba, romã, menta, capim santo, rosa do deserto, orquídeas, jasmim, suculentas e cactos”, diz.

Começar plantando o que gosta também é uma boa forma de dar os primeiros passos, segundo Débora. “Compre um vaso, terra vegetal e escolha uma coisa que goste de comer para ter vontade de cuidar”, comenta a professora. O acompanhamento é importante para que as plantas não morram ou sejam atacadas por pragas. “Tem que ficar atento se elas estão felizes ou não. Se seu trato está agradando, a planta fica bonita. Se não, ela fica feia”, explica.

O tempo que se leva cuidando da horta vai depender do tamanho. Marcella diz que demora, em média, 20 minutos por dia para a rega e uma observação rápida. “Tem dias que a gente olha cada uma e isso demora cerca de uma hora, mas também é um momento de terapia, de fazer um carinho nelas”, afirma ela.

Contra as pragas que eventualmente possam surgir, a professora lembra que só costumam atacar plantas fragilizadas. “Uma planta bem cuidada não tem praga e em hortas pequenas dá até para tirar com a mão. O essencial é eliminar a situação que faz a planta ficar frágil”. E não adianta nada usar agrotóxico em casa. “Não faz nenhum sentido, afinal de contas, a ideia de ter uma horta está ligada a saúde e praticidade. Você pode usar fumo, extrato de folhas de nim e sabão de coco”, enumera.

O conselho final de Débora é: testar. “Tem que ver o que se adapta ao seu estilo. Compre duas ou três mudas. Podem ser orégano, sálvia, cebolinha e coentro. Principalmente, temperos e ervas para chá. Você pode ir crescendo a horta na medida em que vai adaptando os espaços da casa”, finaliza.

Começando
Faça a mistura tradicional de jardinagem: areia, terra e adubo. Ou compre terra adubada. Opte por hortaliças que goste de comer. Atente para os cuidados de rega e a necessidade de luz da planta.

Beldroega é uma Panc (planta alimentícia não convencional), que nasce facilmente em diversos lugares da mundo. Pode ser usado tanto em saladas como pratos cozidos, como refogados e assados. Precisa de muito sol e água suficiente para não encharcar o
Beldroega é uma Panc (planta alimentícia não convencional), que nasce facilmente em diversos lugares da mundo. Pode ser usado tanto em saladas como pratos cozidos, como refogados e assados. Precisa de muito sol e água suficiente para não encharcar o (Foto: Divulgação)
Coentro é uma erva aromática utilizada na culinária como tempero. Folhas mais jovens têm sabor suave, ao contrário das mais velhas. Cresce melhor em climas quentes e se for cultivada em plena luz do sol. Regue para deixar o solo úmido o tempo inteir
Coentro é uma erva aromática utilizada na culinária como tempero. Folhas mais jovens têm sabor suave, ao contrário das mais velhas. Cresce melhor em climas quentes e se for cultivada em plena luz do sol. Regue para deixar o solo úmido o tempo inteir (Foto: Divulgação)
Erva-cidreira é muito conhecida como erva medicinal, também usada para dar sabor e aromatizar alimentos e bebidas. Pode ser cultivada em sombra parcial ou na luz direta, em um solo bem drenado irrigado com frequência
Erva-cidreira é muito conhecida como erva medicinal, também usada para dar sabor e aromatizar alimentos e bebidas. Pode ser cultivada em sombra parcial ou na luz direta, em um solo bem drenado irrigado com frequência (Foto: Divulgação)
Manjericão é muito utilizado na culinária, especialmente na cozinha italiana. Cresce melhor em locais com temperaturas acima de 18°C, precisa de alta incidência de luz solar e deve ser irrigado com frequência para que o solo fique sempre úmido
Manjericão é muito utilizado na culinária, especialmente na cozinha italiana. Cresce melhor em locais com temperaturas acima de 18°C, precisa de alta incidência de luz solar e deve ser irrigado com frequência para que o solo fique sempre úmido (Foto: Divulgação)
Salsa é bastante usada na culinária. Pode ser cultivada em lugares ensolarados, mas sem muita exposição à luz solar direta nas horas mais quentes do dia. Regue para manter o solo sempre úmido, sem encharcar
Salsa é bastante usada na culinária. Pode ser cultivada em lugares ensolarados, mas sem muita exposição à luz solar direta nas horas mais quentes do dia. Regue para manter o solo sempre úmido, sem encharcar (Foto: Divulgação)
Alecrim Gosta de muito sol e consegue se desenvolver em diversos climas. Não precisa de muita água e vai bem em carnes, peixes, massas de pães e panquecas.
Alecrim Gosta de muito sol e consegue se desenvolver em diversos climas. Não precisa de muita água e vai bem em carnes, peixes, massas de pães e panquecas. (Foto: Divulgação)
Cebolinha Corte as folhas e plante a parte branca. Rende muito, cresce rápido. Precisa de rega diária e solo bem drenado. Use em saladas e temperos.
Cebolinha Corte as folhas e plante a parte branca. Rende muito, cresce rápido. Precisa de rega diária e solo bem drenado. Use em saladas e temperos. (Foto: Divulgação)
Orégano Precisa de solo fofo e bem drenado e não gosta de muita água.  Se espalha facilmente. Pode ser usado em molhos e chás.
Orégano Precisa de solo fofo e bem drenado e não gosta de muita água. Se espalha facilmente. Pode ser usado em molhos e chás. (Foto: Divulgação)

Novidade
Vasos autoirrigáveis são os apetrechos mais modernos quando o assunto é horta doméstica. Alguns deles permitem passar até quinze dias sem molhar a terra, garantindo praticidade no cuidado.

Foto: Divulgação


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas