Hospital Couto Maia muda endereço; atendimento começa segunda (9)

Nova unidade de saúde fica no bairro de Cajazeiras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2018 às 12:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia

Após 165 anos de fundação, o Hospital Couto Maia mudou de nome e também de endereço. Especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas, o Couto Maia agora se chama  Instituto Couto Maia (Icom) e sai do Monte Serrat para o bairro de Cajazeiras em frente ao hospital Eládio Lasserre. 

O novo espaço de saúde foi inagurado nesta sexta-feira (06). A nova unidade de saúde tem 120 leitos, sendo 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Icom vai prestar atendimento de urgência e emergência e também tem um ambulatório especializado, de um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), uma agência transfusional e, ainda, serviço de reabilitação e de logística.

A partir desta segunda-feira (9), se inicia o atendimento ambulatorial no Icom, substituindo em definitivo as atividades realizadas no Hospital Couto Maia. O Icom oferece em nível ambulatorial consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia.

Já o pronto atendimento e o Crie, passam a funcionar no dia seguinte, na terça-feira (10). Entre os dias 9 e 11 de julho, os pacientes internados no Hospital Couto Maia serão transferidos para o Icom.

Entre as ofertas do novo instituto de saúde está, também, o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

A intervenção, cujo investimento somou R$ 120 milhões, é resultado de uma parceria público-privada, onde o serviço médico é ofertado por profissionais do Estado, e todos os outros serviços de gerenciamento são feitos pela PPP. A inauguração contou a participação de autoridades, dentre elas o governador do estado, Rui Costa. 

Diretora-geral do Icom, Ceuci Nunes também era responsável pela antiga unidade e afirma que o novo espaço, localizado na Rua Coronel Azevedo, tem estrutura mais adequada aos procedimentos. "Estávamos em uma estrutura física de 165 anos. Esse novo hospital vai trazer uma enormidade de melhorias, dentre elas a questão da segurança. Temos aqui no Instituto, 27 leitos de isolamento por pressão negativa, que garante a integridade de pacientes e servidores", descreveu a médica.