Idosos acima de 90 anos serão vacinados a partir de segunda em Salvador

Familiares vão poder agendar atendimento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 10:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os idosos com 90 anos ou mais começarão a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (1º), em Salvador. Eles vão receber doses do imunizante produzido por Oxoford/Astrazeneca. O anuncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis durante o início da vacinação em drive-thru, na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira (28).

"Vamos lançar um site e um telefone de contato para que os familiares desses idosos possam entrar em contato e programar a hora marcada para gente fazer a vacinação", explicou.

Ele contou que são 465 idosos com mais de 90 anos morando em Salvador. Esse número já exclui aqueles que vivem em instituições de longa permanência, grupo que foi vacinado até a semana passada. Foram 1,5 mil pessoas no total.

A vacinação de outras faixas etárias dentro do grupo de idosos depende da liberação de mais doses de imunizantes. "Chegando mais doses, nós vamos montar drive-thru para atender idosos acima de 74 anos", completou o prefeito.

Reis disse também que a prefeitura tem focado em conscientizar e implementar medidas que evitem fura-filas. "Lançamos o aplicativo para servir como forma de educação das pessoas, mas também para as pessoas denunciarem. Em todos os locais de vacinação a pessoa vai ter o acesso ao QR Code e vai poder denunciar anonimamente ou não", explicou.

Drive-thru A vacinação por drive-thru contra a covid-19 começou a ser realizada nesta quinta-feira (28), em Salvador. Por enquanto, a imunização é exclusiva para profissionais de saúde. O que mudou é que, antes, apenas o pessoal da linha de frente podia ser vacinado. Agora, todos os trabalhadores de hospitais públicos e conveniados podem ser protegidos, independentemente da área de atuação. Segundo a prefeitura, até domingo, 35 mil pessoas devem ser vacinadas.

Os locais com vacinação são Arena Fonte Nova, Centro de Convenções, e o 5º Centro de Saúde Clementino Flagra, nos Barris - esse último começa apenas no fim de semana. A imunização começou por volta das 8h. Na Arena Fonte Nova, a fila estava alcançando a região de Nazaré.

São seis baias de vacinação na Fonte Nova e cada atendimento leva de 5 a 10 minutos porque os agentes de saúde estão checando os dados antes de aplicar o imunizante.

Na hora da vacinação, os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde responsáveis pela imunização checam se o nome da pessoa que está na fila consta na lista daqueles que serão vacinados, por isso é importante que os profissonais de saúde não esqueçam de levar o documento de identidade.