Igreja de Sant'Ana no Rio Vermelho é vítima de novo arrombamento

Pároco relata que templo religioso já sofreu mais de 200 vezes com ações de bandidos

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 26 de maio de 2020 às 16:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nara Gentil/CORREIO

A Igreja de Sant’Ana foi alvo de bandidos mais uma vez. Na madrugada desta segunda-feira (25), bandidos invadiram o templo religioso e levaram um bebedouro. A prática, segundo relatam os responsáveis pela paróquia, é recorrente e bastante antiga.

O arrombamento mais recente à paróquia de Sant’Ana, situada na Rua Guedes Cabral, ao lado da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, aconteceu por volta das 3h30, segundo o pároco. Quem cometeu o crime pulou a cerca da igreja - uma altura e aproximadamente dois metros - e arrombou uma das portas para conseguir entrar. 

“Quem fez isso usou um objeto, provavelmente um pé-de-cabra, para forçar a porta da secretaria, por onde teve acesso. Em seguida, revirou tudo, como se estivesse procurando por alguma coisa, provavelmente dinheiro. Foram vários objetos espalhados”, lamentou o religioso.

O bandido saiu pelo menos lugar que entrou, levando consigo o bebedouro. “Quando chegamos pela manhã, a água estava jorrando onde estava o equipamento (bebedouro). Não encontramos outro lugar arrombado”, disse o pároco. Ele acredita que o ladrão pode ter contado com a ajuda de outra pessoa. "Ele precisaria de alguém para ajudá-lo a passar o bebedouro pela grade", pontuou. 

Magno está há 38 anos na Igreja de Sant’Ana e, segundo ele, a paróquia já sofreu pelo menos 200 arrombamentos. “Sempre foi assim. Eles vêm atrás do que é mais fácil para se comercializar. Antes, já levaram equipamentos de som. Foram tantos objetos levados que, se for relatar aqui, vou passar horas e horas falando”, declarou o pároco. 

De acordo com ele, o fato da paróquia possuir vários acessos pode estimular os bandidos a roubar o local. “Essa igreja tem mais de 50 anos. Uma construção antiga, com muitas janelas, portas, oito laterais, o que facilita ação dessas pessoas”, contou. 

Ainda segundo o religioso, medidas serão adotadas para evitar um novo caso de arrombamento. “Já procuramos uma empresa para fazer a instalação das câmeras e tão logo o serviço será efetuado”, concluiu. 

Procurada, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada por um funcionário da paróquia na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), que expediu guia para perícia no local e vai apurar o fato. Ainda não há pista de quem cometeu o crime.

A reportagem também procurou a Polícia Militar, que não respondeu até a publicação desta reportagem.