Incêndio na Califórnia obriga Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro a sair de casa

Mais de 75 mil casas foram evacuadas até o momento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 12:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Robyn Beck / AFP

Um incêndio que afeta Ventura, na Califórnia, obrigou o esvaziamento de cidades como Malibu e Calabasas, onde moram várias celebridades, como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro. Todos publicaram desabafos em suas redes sociais.

Em seu Instagram, a cantora Lady Gaga compartilhou fotos, enquanto o diretor mexicano Guillermo del Toro publicou uma mensagem no Twitter e agradeceu por estar vivo e lamentou a possível perda de seus objetos de colecionador.

Kim Kardashiantambém desabafou. "Rezemos por Calabasas. Acabo de voltar pra casa após um voo e só tive uma hora para pegar tudo e deixar a casa", escreveu a socialite.

Mais de 75 mil casas foram evacuadas por causa do incêndio que começou, na manhã de quinta (8), no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e se deslocou tão rápido que os bombeiros calculam que ele tenha quadruplicado de tamanho sexta. Calcula-se que 14 hectares já foram queimados - o equivalente a 14 campos de futebol. 

No dia seguinte ao início das chamas, o incêndio perto da cidade de Paradise - que fica a cerca de 290 quilômetros a nordeste de São Francisco - cresceu  285 quilômetros quadrados, informaram autoridades locais. Ainda segundo as informações oficiais, cinco pessoas morreram por causa do incêndio, todas elas foram queimadas dentro de seus carros quando tentavam fugir da região de Edgewood Lane. 

Gavin Newsom, vice-governador da Califórnia, declarou estado de emergência no Condado de Butte e pediu ao presidente Donald Trump a declaração de estado de emergência federal. De acordo com Gavin, as condições meteorológicas perigosas devem durar vários dias. Dados do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios do estado (Calfire) explicou que o fogo e segue avançando, impulsionado pelo ressecamento do terreno e pelos fortes ventos que sopram na área. De acordo com jornais locais, o incêndio se espalha a uma velocidade de cerca de 80 campos de futebol por minuto.

O capitão do Calfire, Scott McLean, revelou que os bombeiros não conseguiram combater o fogo, anteontem, porque precisaram concentrar esforços no resgate das pessoas que tentavam fugir. 

Toda a cidade de Paradise recebeu ordem de evacuação. A ação iniciou um êxodo de motoristas que acabaram ficando presos no tráfego. Alguns bateram em outros carros e muitos deixaram os veículos para fugir. “Era apenas uma parede de fogo de cada lado e mal podíamos ver a estrada à nossa frente”, revelou o policial Mark Bass.

Já na área rural, muitas casas que abrigavam tanques de propano explodiram quando foram tocadas pelas chamas. Apesar disso, as áreas rurais foram as menos afetadas. Segundo o capitão McLean, o número de edifícios perdidos por causa do incêndio na cidade já havia chegado a casa do milhar. 

No sul do estado, aproximadamente dois terços da cidade de Malibu também recebeu ordem de evacuação depois que o fogo se aproximou de uma comunidade à beira-mar onde vivem cerca de 13 mil moradores, incluindo algumas celebridades.

Quando o incêndio atravessou as montanhas de Santa Monica, o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles tuitou que o fogo se movia em direção ao mar. As chamas também chegaram ao oeste do Condado de Ventura e, também, seguiu em direção ao mar. 

Com outros incêndios nas regiões norte e sul da Califórnia, o Escritório de Serviços de Emergência do Governador estima que o número de pessoas evacuadas chegue a 157 mil. Além de Paradise, as autoridades ordenaram a evacuação em Stirling City e Inskip, que ficam ao longo da base de Sierra Nevada.

De acordo com informações do capitão dos Bombeiros da Califórnia, Bill Murphy, os ventos estão contribuindo para espalhar as chamas para o oeste, até a beira de Chico, uma cidade com 90 mil moradores. O fogo foi contido pelos bombeiros na periferia da cidade.