Indícios ligam deputado baiano a esquema de corrupção investigado pela PF

satélite
30.01.2019, 05:15:00

Indícios ligam deputado baiano a esquema de corrupção investigado pela PF

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Indícios coletados pela Polícia Federal (PF) ligam o deputado federal João Bacelar (PR) ao esquema de corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) na Bahia, desbaratado pela Operação Terra de Ninguém. Um dos principais alvos da nova ação da PF, Cláudio da Cruz Lima, assumiu o cargo de gerente da ANM no estado por indicação de Bacelar, feita ainda no governo Michel Temer (MDB). De acordo com investigadores da Terra de Ninguém, Lima e outros três servidores do órgão recebiam propina para beneficiar empresários próximos ao grupo político responsável pela nomeação de dirigentes da ANM. Deflagrada anteontem, a operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas.

Pela tangente
Apesar das suspeitas sobre suas ligações com o esquema na ANM, João Bacelar não está oficialmente sob o cerco da Terra de Ninguém. Como possui foro privilegiado, o deputado baiano só pode ser investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pole position
Presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia e secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Vera Cruz, Luiz Henrique Amaral está a um passo de substituir José Alves no comando da pasta de Turismo no governo Rui Costa (PT). Nome que agrada lideranças do setor, Amaral se tornou, desde 2018, próximo do deputado federal José Rocha (PR),  que controla as indicações na Secretaria do Turismo. Inicialmente, a vaga ficaria para o chefe de gabinete da pasta,  Benedito Braga, mas Rui preferiu um técnico com boa aceitação no mercado.

Aqui me tens de regresso
Ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Splenger é cotado para reassumir o cargo que ocupou de 2010 a 2017, segundo apurou a Satélite. Nos gabinetes da Governadoria, o retorno de Splenger é tido como fato consumado.

Sonho meu
Na reta final das mudanças no secretariado de Rui Costa, o PSB ainda não fechou acordo sobre o espaço da sigla no governo. Ainda espera algo melhor que a pasta de Ciência e Tecnologia.

Pano de fundo
Prestes a assumir o primeiro mandato eletivo, o deputado federal João Roma (PRB) foi autor de dois movimentos decisivos para a provável reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara. Primeiro, garantiu consenso do PRB em torno de Maia. Segundo, consolidou apoio dos parlamentares novatos, de quem virou um tipo de líder. Apesar de nunca ter disputado eleição, Roma atua há 24 anos nos bastidores do Congresso e conhece como poucos as sutilezas de Brasília.

Conta gorda
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) gastou cerca de R$ 8,2 milhões em dezembro com a folha dos 60 desembargadores ativos e 61 inativos. Cada ativo recebeu quase R$ 100 mil, somando salário, 13º, férias e gratificações. Já a média dos inativos foi de  RS 40,5 mil.

É um absurdo. Um condomínio com 12 edifícios começa a ser feito no Candeal, sem estudo de impactos de vizinhança, sem tratar questões ambientais, infraestrutura, trânsito e transporte  Geraldo Júnior, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, ao defender a desapropriação da área onde está sendo construído o loteamento Reserva Cidade Jardim

Pílula
Frente de combate - O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) organiza uma manifestação hoje contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no Polo de Camaçari. A Petrobras anunciou a hibernação da Fafen a partir de amanhã, nas unidades da Bahia e Sergipe. A entidade quer pressionar a estatal e mobilizar parlamentares para tentar reverter a decisão.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais