Itaú Cultural lança edital; inscrições gratuitas seguem até novembro

Inscrição gratuita será feita apenas pelo site até 3 de novembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2017 às 13:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A partir desta terça-feira (29) estarão abertas as inscrições para o edital do programa Rumos 2017-2018. A iniciativa é promovida Itaú Cultural há 20 anos, com objetivo de fomentar a produção e difusão de artistas, produtores e pesquisadores do país. A inscrição gratuita será feita exclusivamente pelo site oficial rumositaucultural.org.br até 3 de novembro. O resultado será divulgado em 28 de maio de 2018.

Para  Eduardo Saron, diretor Itaú Cultural, o edital não mudou muito nesses 20 anos; continua sendo, assim como no início," um edital público, com chamamento, onde se pode dialogar com a cena contemporânea do momento". No entanto, para ele, além da mudança significativa ocorrida no ano retrasado, quando o edital passou a não mais dividir os projetos em linguagens, agora, o projeto terá outra grande transformação, relacionada à percepção de que dez estados brasileiros estão aquém do esperado em relação ao número de propostas.

Por isso, além do Caminhada Rumos - encontro voltado para discutir e explicar detalhes sobre disputa de projetos -, ocorrerá nesses locais a Rumos Escuta, série de conversas entre membros da comissão do edital e artistas, produtores e gestores. "Isso faz parte da necessidade de se compreender a diversidade desse país. E talvez seja a grande mudança em relação ao último edital.O programa continua tendo uma concepção meritocrática, mas essa meritocracia só é realmente justa se a gente tratar estados diferentes de modos diferentes. E essa ida para uma escuta mais ativa foi o modo que a gente conseguiu para entender o Brasil a partir de suas complexidades", diz Saron. A ação passará por Aracaju (SE), Boa Vista, (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Teresina (PI). Podem se inscrever projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileira em qualquer expressão artística. Os inscritos serão avaliados por uma comissão formada por 40 profissionais do instituto com atuação em diferentes regiões do país. Além disso, há a comissão de seleção formada por profissionais externos ao Itaú Cultural: Amir Labaki (jornalista e crítico de cinema), Arthur de Faria (músico e escritor), Fabiana Moraes (jornalista e professora), Felipe de Assis (artista cênico, produtora cultural, pesquisador e curador), Felipe Scovino (professor, crítica de arte e curador independente), Janaina Melo (gerente de educação do Museu de Arte do Rio), Karla Martins (atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias), Kil Abreu (jornalista, crítico e pesquisador de teatro), Marcelino Freire (escritor), Maurício Pereira (músico), Paula Gomes (cineasta) e Rui Moreira (bailarino e coreógrafo).

"As pessoas se inscrevem a partir de um conjunto de quase 30 perguntas. Ao responder essas questões, você está automaticamente inscrito, e com a possibilidade de ao longo do percurso você alterar a sua proposta. Isso é possível até o último dia inscrições, em novembro. Essa caminhada dura alguns meses porque dá possibilidade de os gestores, dos membros do Itaú Cultural, conversarem pessoalmente, presencialmente, com esses proponentes", explica Saron.  A Caminhada Rumos, ocorrerá de 4 de setembro a 26 de outubro, quando uma equipe do Itaú Cultural percorrerá 27 capitais para explicar o projeto. A edição deste ano terá como novidade ferramentas de acessibilidade para ampliar o alcance do edital chegando a pessoas com deficiência, com ícones em libras e site compatível. De 31 de agosto a 5 de novembro, o Itaú Cultural, em São Paulo, começa a exibir uma mostra com os contemplados no edital do Rumos 2015-2016. Sob o nome de Narrativas do invisível - Mostra Rumos 2015-2016, a mostra apresentará 24 trabalhos dos 117 selecionados pelo projeto.