Mais da metade dos brasileiros aprova a democracia

Para 69% dos eleitores, o regime democrático é a melhor forma de governo para o país 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 23:00

- Atualizado há um ano

Desde 1989, o ano da primeira eleição para a Presidência da República após a ditadura militar (1964-1985), que o apreço pela democracia nunca foi tão forte entre os brasileiros, segundo a pesquisa Datafolha. Para 69% dos eleitores entrevistados, o regime democrático é a melhor forma de governo para o país. 

A pesquisa mostrou um crescimento em relação à última edição feita sobre o tema, em junho deste ano, quando 57% dos entrevistados apontaram a democracia como a melhor forma de governo. 

Na edição atual, que foi aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, 12% dos eleitores colocam a ditadura como um regime melhor do que a democracia. Já 13% dos eleitores disseram que “tanto faz” a forma de governo. Ainda tiveram 5% que não opinaram. Arte: CORREIO O levantamento, que é feito por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados, foi composto por 10.930 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais em 389 municípios brasileiros. 

A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Ou seja, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%.

Em setembro de 1989, primeira vez em que foi aplicada, a pesquisa mostrou que 43% viam a democracia como um sistema melhor do que os demais. Já os que avaliavam que tanto fazia se o governo era uma democracia ou uma ditadura eram 22% e 18% consideravam, em certas circunstâncias, ditaduras melhores que democracias.