Manifestação faz Transalvador alterar trânsito na Avenida ACM

Protesto durou três horas e ocorreu em frente ao Corpo de Bombeiros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2018 às 11:14

- Atualizado há um ano

Motoristas que trafegavam na região do Iguatemi precisaram redobrar a atenção nesta segunda-feira (16). Por conta de uma manifestação de servidores municipais na Avenida ACM, em frente ao Corpo de Bombeiros, a Transalvador promoveu desvios de trânsito em três pontos, para reduzir os impactos no fluxo. O protesto começou por volta de 8h10 e terminou 11h15. 

A orientação do órgão de trânsito era para que os carros que vindo da Avenida Bonocô seguissem até o Acesso Norte, no sentido BR-324 e Rótula do Abacaxi. Por sua vez, os condutores que seguiriam da BR-324 em direção ao Shopping da Bahia, assim como os que estavam na Avenida Barros Reis e na Rótula do Abacaxi foram desviados para o Bonocô (sentido Centro). Os desvios foram suspensos ao final do protesto.

A Transalvador listou os pontos afetados pela manifestação de três horas. Segundo o órgão, os locais incluiam a Avenida Barros Reis (sentido Rótula do Abacaxi), Avenida Heitor Dias, Avenida San Martin (sentido Retiro), Largo do Retiro (sentido Rótula), Avenida Bonocô (sentido Avenida ACM), Acesso Norte (sentido Shopping da Bahia) e Avenida Luís Eduardo Magalhães (sentido ACM).

Campanha salarial Os servidores protestaram por sua campanha salarial referente ao ano de 2018. Em nota, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), informou que está há dois meses negociando junto a diversas categorias de servidores municipais suas respectivas campanhas salariais. "Em relação ao Sindicato dos Servidores Municipais (Sindseps), a Prefeitura esclarece que apresentou proposta contemplando aumentos salariais reais que podem ser de 11%, 5,5% e 2,5%, a depender da categoria e da condição individual cada trabalhador, observada a legislação aplicável". 

No mesmo comunicado, a prefeitura afirma que apresentou essa proposta a outras entidades, que já teriam aceitado e formalizado acordos já para a folha de julho deste ano. "Tal proposta, ainda, atende à pauta de reivindicação apresentada em diversos outros itens, a exemplo de equacionar o pagamento de diferenças relativas a parcelas retroativas de progressões e enquadramento já concedidos, prorrogar o abono dos agentes de copa e cozinha e regularizar os benefícios pagos aos aposentados e pensionistas",  diz a nota. 

Segundo a Semge, os dias não trabalhados serão descontados já na folha salarial de julho. "A Prefeitura faz um apelo para que os servidores que estão parados voltem ao trabalho imediatamente, e acrescenta que os órgãos da gestão municipal seguem em funcionamento", conclui a nota.