Marcas prometem criatividade e diversidade na passarela do Afro

O desfile realizado pelo Jornal CORREIO é aberto ao público e gratuito, com inscrição prévia pelo link  bit.ly/AfroFashionDay2018.

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  • Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 05:21

- Atualizado há um ano

As 48 marcas que desfilarão no Afro Fashion Day (AFD), projeto do Jornal CORREIO em homenagem ao Mês da Consciência Negra, prepararam peças únicas para a edição deste ano. De búzios a conceitos afrofuturistas e à rusticidade dos cordões, a diversidade se expressa nos estilos das criações. O desfile é aberto ao público e gratuito, com inscrição prévia pelo link  bit.ly/AfroFashionDay2018.

Para o estilista João Damapejú, que propõe um diálogo estético entre identidades étnicas, religiosidade, arte e moda, o AFD é importante por “estar ao lado de criadores negros, reafirmando nossa identidade cultural, estética, e criativa”. O estilista participa do evento pelo segundo ano e adianta que confeccionou dois looks que unem o conceito deste ano, Identidade e Cores, e com o afrofuturismo. “Características do corpo negro são a norma. Nossa estética é reafirmada”, completa. Look completo criado pelo estilista Rey Villas Boas. Foto: Divulgação  O empresario Vander Charles, da marca Black Atitude, afirma que o Afro Fashion Day proporciona união: “Nunca houve ação com essa grandeza do Afro. O CORREIO veio para somar esses sonhos. O AFD fortalece”. Ele, que considera o projeto “um grande espetáculo de moda e arte que leva autoestima para os jovens”, adianta que, este ano, levará para a passarela a moda urbana. “Imagens de referências negras, mostrando a forma moderna dos negros se vestirem, com inspiração e norteamericana, como nas artistas Beyoncé e Rihanna, mas também da atitude da galera da favela”.

A Turbanque, das empresárias Ronilda Gomes e Bárbara Rocha, está trabalhando com com tamanhos mais amplos. O objetivo é atender à demanda de homens e mulheres com dreads, tranças longas e blackpowers. Para Bárbara, o evento garante visibilidade. “Cria expectativas com o público que acompanha, proporciona reconhecimento e  nos empodera”, diz ela.

Paulo Barbosa, da marca de moda praia Closet, considera o AFD uma oportunidade de se afirmar como artista e criador negro. “Este ano, eu trago Oxóssi e seu eluquerê nas cores, nas transparências e nas cordas. No masculino, as listras simbolizando a sua flecha, a jaqueta transparente com suas cordas, o eluquerê. Em outro look, aposto em um maxiquimono inspirado no próprio rei! Já o feminino vem regido de renda, que simboliza as linhas da vida, formando o nascimento e a morte através das flores”. Ele adianta ainda as cores que levará para a passarela. “Os tons permeiam do azul bebê ao azul marinho, ou seja, do nascimento, da caça, à noite mais escura da floresta”.

Já Ismael Soudam, considera o AFD um sinal de desenvolvimento criativo do empreendedorismo afrodescendente: “Ficou muito claro que hj é o único evento de moda da Bahia que criou essa visibilidade ampla para os criadores”, avalia. Para 2018, ele criou peças geométricas. “O objetivo é fazer referências afronipônicas mantendo o estilo resort da marca”.

Nos acessórios, Mário Farias, da Sou Diva! - TáBomPraVocê? revela que colocará no evento muitos “brincos, colares e pulseiras em cordão estampado manualmente”. A caminho de sua terceira participação no AFD, Luana Bonfim, da Preta Brasil, que também faz acessórios, vai estrear nas peças de vestuário. “Antes desenvolvia apenas acessórios. Depois do Afro Fashion Day, comecei a desenvolver roupas e meus clientes acolheram bem. O afeto chega como uma vitrine ótima para nós como empreendedores negros. Preta brasil chegará com macacão, peças soltas, confortáveis, para as mulheres, sem perder a elegância”, conta a designer.

Segundo Katiane Souza, 33, da Sonbrille, que já está no seu terceiro ano de Afro, a marca traz como novidade deste ano uma coleção em parceria com a Dresscoração, intitulada Búzios. “É uma linha mais futurista, mas com conceito retrô”, conta. 

Este ano, as marcas selecionadas são: Adriana Meira; Aládio Marques; Abanto; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Jorge Nascimento; T Camisetaria; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Ziê. 

O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO com apoio institucional da prefeitura de Salvador e apoio de Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano e Museu du Ritmo. Este ano, vai acontecer no dia 24 de novembro, sábado, às 19h, com entrada franca, no Museu du Ritmo (Comércio).