Mesária é detida por espalhar falsa fraude em urna no Paraná

Ela afirmou que urna já tinha votos; documento do TRE atestou que que urna estava zerada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 16:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Uma mesária foi detida na manhã deste domingo (7) em Maringá, no Paraná, depois de dizer aos eleitores da fila que a urna eletrônica da sua seção já estava com votos registrados na memória antes da votação começar. Os outros mesários que estavam lá desmentiram a colega e mostraram a "zerésima", um boletim que é emitido pela urna antes de começar a receber os votos. A urna está localizada no Colégio Santo Inácio. 

O documento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Parnaá divulgou o documento, que foi assinado por todos os mesários da seção, mostrando que a máquina não tinha votos registrados.

Mesmo assim, a mesária ficou também ligando para eleitores para falar da suposta fraude, que ganhou força nas redes sociais. A Polícia Federal foi acionada e levou a mulher para prestar depoimento. 

Já em Goiânia, outra mesária foi presa flagrada com o broche de um candidato enquanto trabalhava. Eleitores a denunciaram e a Polícia Militar foi até o local e deteve a mesária. Não foi informado para qual candidato ela fazia campanha.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 38 ocorrências de irregularidades cometidas por candidatos e eleitores até as 10h30 deste domingo (7).