Mesmo de máscara, foragido é reconhecido por câmeras e preso em Salvador

salvador
15.09.2020, 14:10:00
Atualizado: 15.09.2020, 14:10:07
(Vitor Barreto/SSP BA)

Mesmo de máscara, foragido é reconhecido por câmeras e preso em Salvador

Sistema da SSP passou por adaptações após adoção do uso do equipamento de proteção facial

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A máscara facial só protege mesmo contra a proliferação do novo coronavírus. Quem acredita que o uso do equipamento pode ajudar a burlar o sistema de câmeras de reconhecimento facial espalhadas por Salvador, se engana.

Após adaptações por conta do uso da máscara, os equipamentos flagraram nesta terça-feira (15) o quarto foragido nos últimos 45 dias. O suspeito tinha mandado de prisão e foi pego após passar por um dos pontos de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Como o sistema apontou semelhança de 93%, equipes da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) acionaram uma equipe da Polícia Militar, que foi até o local para abordar o suspeito. Ele foi conduzido até a Central de Flagrantes, onde ficou confirmada a identidade e cumprido o mandado por roubo, expedido pela 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas. A ordem judicial tinha validade até outubro de 2039.

"As equipes da SGTO fizeram o aperfeiçoamento e agora conseguimos ter uma precisão maior, mesmo se o procurado estiver usando máscara", destacou o coordenador de Operações do Reconhecimento Facial, tenente-coronel Neildo Freitas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas