Mineirinho vence no Rio e encosta no líder do Mundial de Surfe

Surfista brasileiro estava desde dezembro de 2015 sem subir a um pódio do Circuito Mundial; diferença para Florence caiu para 350 pontos

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 17 de maio de 2017 às 15:18

- Atualizado há um ano

A etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe tem um campeão brasileiro: o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu no início da tarde desta quarta-feira (17) o australiano Adrian Buchan na final e ficou com o troféu da competição realizada em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro.

Mineirinho teve um início de bateria bastante regular, mas conseguiu de cara assumir a liderança com duas ondas de notas 7,50 e 7,83. Na sequência, o brasileiro apenas administrou a prova, enquanto o australiano diminuiu a vantagem ao encaixar uma onda com 9,20. Mineirinho comemorou dando uma volta no jet ski (Foto: Damien Poullenot / WSL)Já se aproximando do final da bateria, Adriano encaixou uma onda praticamente perfeita, com uma sequência de manobras que recebeu nota 9,80. Com isso, o brasileiro ampliou a vantagem na liderança e Buchan não conseguiu uma onda que revertesse o resultado.

Mineirinho estava desde 2015 sem vencer uma etapa do Mundial. Naquele ano, ele venceu o próprio circuito, com uma vitória na última etapa, no Havaí, em dezembro.

“Eu não sentia o gosto de estar num pódio desde dezembro de 2015. Mas vocês sabem como trabalhei muito para voltar, nunca desisti dos meus objetivos, sempre acreditei firme, mesmo nos momentos mais difíceis. Graças a Deus voltei ao pódio no meu país”, comemorou.

Em 2016, Adriano sequer conseguiu disputar uma final. Agora, com a vitória no Brasil, subirá no ranking e encostará no líder, John John Florence. O havaiano foi a 24.750 pontos, enquanto o brasileiro foi aos 24.400 e divide a vice-liderança com o australiano Owen Wright e o sul-africano Jordy Smith.

Caminhada

Adriano não perdeu uma bateria sequer em Saquarema. Nas semifinais, disputadas também no início da tarde desta quarta-feira, Adriano havia batido outro brasileiro, Yago Dora, com pontuação 17,97 contra 11,97. Já o australiano Buchan bateu o compatriota Matt Wilkinson por 16,97 contra 11,60.

John John Florence, que chegou à Saquarema como líder do Circuito Mundial, caiu ainda na terceira rodada justamente para Yago Dora, que se tornou a grande sensação da etapa do Rio de Janeiro. Yago disputou a etapa como convidado após a desistência do norte-americano Kelly Slater, lesionado.