'Minha responsabilidade': Bellintani banca permanência de técnico

Presidente disse motivos de manter Enderson Moreira no cargo

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 15 de março de 2019 às 18:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Depois dos jogadores, foi a hora do presidente se apresentar aos microfones no Fazendão. Guilherme Bellintani chegou à sala de imprensa do Centro de Treinamento do Bahia para prestar esclarecimentos sobre a crise na equipe. Presidente do clube, ele falou sobre a reunião com uma torcida organizada, cobrança aos atletas e voltou a bancar a permanência de Enderson Moreira no comando técnico do clube.

Neste ano, o Bahia fez 18 jogos e acumula seis triunfos, oito empates e quatro derrotas. O aproveitamento de 48% é muito aquém do esperado para o time com o maior orçamento de todo o Norte/Nordeste. Para piorar a situação, o Bahia já foi eliminado da Copa Sul-Americana, competição internacional que o time foi bem na última temporada, e corre sérios riscos de ser eliminado no Campeonato Baiano.

Por conta do desempenho ruim, o principal alvo das críticas tem sido o técnico Enderson Moreira. Nos últimos dois jogos, contra Vitória e Sergipe, o time saiu de campo com a torcida pedindo a demissão do comandante. Bellintani explicou que entende que o momento do clube não é bom no início da temporada, mas que seria simplista eleger uma única pessoa como responsável pela má fase.

No lugar disso, o presidente prega cautela e uma avaliação mais criteriosa dos motivos que causam a má fase. Para justificar a permanência de Enderson, ele fez questão de elencar três motivos: primeiramente o trabalho feito pelo técnico na temporada passada. Depois disso, o pouco tempo de temporada: o Bahia tem pouco mais de 60 dias desde o primeiro jogo do ano, contra o CRB pela Copa do Nordeste. O último motivo, Bellintani classificou como uma análise geral do trabalho.“De ponta a ponta, a gente vê e tenho conversado com cada um, a sensação unânime de que o trabalho é um dos melhores já feitos no Bahia nos últimos anos”, explicou. O foco imediato do Bahia é o Campeonato Baiano. Quinto colocado na competição, o tricolor pega Jequié no próximo domingo, às 16h,  fora de casa. Além de ganhar seu jogo, os comandados de Enderson Moreira precisam torcer por um tropeço de Bahia de Feira, Vitória da Conquista, Atlético de Alagoinhas ou Vitória para não ficar de fora das semifinais do estadual depois de 16 anos.  

*Com supervisão do subeditor Ivan Dias Marques