Nadadora paralímpica Verônica Almeida conta história de superação no esporte; assista

Verônica foi a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha em paralimpíadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2016 às 16:40

- Atualizado há um ano

Integrante da seleção brasileira de Natação Paralímpica, a atleta Verônica Almeida contou um pouco da sua história ao comentarista e editor de esportes da Rádio CBN Salvador, Elton Serra. Primeira brasileira a conquistar uma medalha nas paralimpíadas, Verônica iniciou no esporte ainda muito jovem.

"Meus pais me colocaram na natação porque eu precisava crescer", relembra a atleta que começou a nadar aos cinco anos. Desde então, ela se apaixonou pelas piscinas e seguiu na modalidade até os 21 anos, disputando provas de travessia. Uma lesão no ombro, no entanto, a fez abandonar as competições.

Seu retorno se deu após ela virar cadeirante, em 2007. Então com 33 anos, Verônica descobriu que era portadora da Síndrome de Ehlers-Danlos, doença que faz com que as células parem de produzir colágeno e, consequentemente, entrem em processo de degeneração. (Foto: Reprodução/Facebook)Três meses após a sua volta às piscinas, Verônica ingressou na seleção brasileira paralímpica. De lá prá cá, já foram duas paralímpíadas, dois mundiais e um parapanamericano. Na primeira paralimpíada, em Pequim 2008, ela viveu o seu grande momento no esporte, ao conquistar a medalha de bronze na prova de 50m.

Verônica relembra que nadava há apenas seis meses e conseguiu de forma heróica uma das vagas na competição. "Fui para as paralimpíadas de 2008 sem chance sequer de chegar à final, tinha apenas o 10º tempo, mas consegui chegar à final e me tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha em paralimpíadas", comemora.

Assista entrevista: