'Não sei o que vou fazer', diz dona de boxe incendiado no Mercado São Miguel 

Três corredores do mercado foram interditados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2017 às 09:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Nos últimos 30 anos, a comerciante Maria das Neves Santos Viana, 40 anos, conhecida como Duda Mel, tirou seu sustento do boxe de venda de bebidas no Mercado São Miguel, que fica na Rua J.J Seabra, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador. O local foi destruído na madrugada desta terça-feira (5) em um incêndio. "Perdi tudo. Eu tinha um freezer novo e todo meu material com bebidas. Meu estoque estava cheio. Não sei o que vou fazer daqui pra frente. Eu não tenho nada para recomeçar", conta Duda que herdou o boxe da tia que era permissionária do mercado e foi morar no Rio de Janeiro. "Perdi tudo que eu tinha. Quando eu cheguei aqui e vi tudo que é meu pegando fogo foi muito sofrido. Não sei o que vou fazer da minha vida", diz comerciante Duda MelSegundos os bombeiros, testemunhas contaram que houve explosões no local. As chamas estavam altas, mas as equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militares conseguiram apagar o incêndio rapidamente, evitando que o fogo se alastrasse para os boxes vizinhos. "O mercado está muito velho cheio de fiações. Não sei que o aconteceu, mas acho que pode ter sido um curto-circuito", acredita Duda que estima um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. 

Roberto Souza dos Santos, 43, conta que estava no mercado na hora que o incêndio começou. "Começou umas 2 horas. Os bombeiros demoraram uns 40 minutos para chegar. Bateu o desespero. Tive que arrombar a porta para sair da minha barraca. Tiramos umas coisas de dentro. Só deu tempo de correr", conta. O fogo foi controlado, e não houve vítimas.  Chamas destruíram boxe no Mercado por volta das 2 horas Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Após avaliação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), três corredores do mercado foram interditados, por conta do risco de desabamento. "Estamos interditando três pavilhões (corredores): o  2, o 3 e o 4. Os 10 permissionários serão relocados para a lateral direita. O incêndio atingiu telhado, paredes", explicou o diretor geral da Codesal, Gustavo Ferraz. O mercado abriga 30 permissionários.

"Fizemos avaliação, notificamos Semop (responsável pelos mercados municipais) e Sedur, para fazer a estabilização lateral das paredes com risco de desabamento", disse Ferraz. Segundo ele, a Semop fará a relocação de parte dos permissionários e o bloqueio das entradas dos corredores interditados.

Duda permanece no mercado - vai ficar instalada de forma improvisada na lateral não atingida pelo incêndio - e já conseguiu, através de doação, freezer, mesas e cadeiras. "Agora preciso da ajuda de vocês e da comunidade para a mercadoria - cerveja, cachaça e tira-gosto", pediu. 

A Prefeitura, através da Fundação Mario Leal Ferreira, informou, que já está com o projeto de requalificação do mercado pronto - com ampliação para 50 boxes. "O equipamento será requalificado dentro dos investimentos do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico", afirmou a prefeitura.

Os bombeiros farão a perícia para verificar as causas do incêndio. A suspeita é de que um curto-circuito tenha provocado o fogo - a instalação elétrica do mercado está degradada. "Nós vamos desligar a luz nos locais interditados para evitar que novos incêndios aconteçam”, disse Ferraz, diretor-geral da Codesal.