Neymar e Marta ficam fora da premiação de melhor do mundo da Fifa

Brasil não tem nenhum jogador concorrendo à eleição do prêmio The Best

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2019 às 11:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

Nem Marta, nem Neymar, nem ninguém. Nenhum jogador brasileiro foi indicado pela Fifa ao prêmio de melhor jogador do mundo, que será eleito pela entidade em setembro. São dez candidatos entre os homens e 12 entre as mulheres.

Surpresa maior é a não indicação de Marta, seis vezes eleita a melhor do planeta, inclusive no ano passado. Na última Copa do Mundo, em junho, ela atingiu o recorde de 17 gols e se tornou a maior artilheira dos Mundiais, entre ambos os naipes.

O mesmo aconteceu com o atual vencedor masculino, o croata Luka Modric. Após uma temporada ruim do Real Madrid, ele sequer foi indicado ao top 10. Por sinal, nenhum jogador do clube espanhol está na disputa, à exceção de Hazard, que se transferiu do Chelsea no início deste mês. Em 2018, a premiação de Modric, impulsionada pelo vice-campeonato mundial da Croácia, interrompeu o reinado de Messi e Cristiano Ronaldo, que dividiram os prêmios de 2008 a 2017 - cada um venceu cinco vezes.

Já Neymar, pelo segundo ano consecutivo, não conseguiu fazer uma boa temporada com o PSG e ainda conviveu com lesões. Apesar do título francês, o time foi mal na Liga dos Campeões da Europa, eliminado nas oitavas de final. Ainda assim, seu colega de time Mbappé foi indicado.

Cristiano Ronaldo e Messi integram a lista, que tem três jogadores vencedores da Liga dos Campeões da Europa com o Liverpool: o zagueiro Van Dijk e os atacantes Salah e Mané.

No feminino, destaque para as americanas. As campeãs da Copa do Mundo, neste mês, na França, colocaram quatro entre as 12 indicadas: as atacantes Megan Rapinoe e Alex Morgan e as meio-campistas Rose Lavelle e Julie Ertz. Rapinoe e Lavelle marcaram os gols da vitória por 2x0 na final contra a Holanda.

A definição dos indicados se deu pelo desempenho esportivo entre 25 de maio de 2018 e 7 de julho deste ano no futebol feminino e de 16 de julho de 2018 a 19 de julho no masculino. Os nomes serão colocados em votação, sendo que a participação popular tem peso semelhante ao de especialistas da comunidade do futebol - jornalistas e capitães e treinadores das seleções nacionais. Os três finalistas serão anunciados posteriormente, e a entrega dos prêmios está agendada para 23 de setembro, em Milão, na Itália.

Os 10 indicados:

Cristiano Ronaldo (Portugal) - Juventus Frenkie de Jong (Holanda) - Ajax / Barcelona Matthijs de Ligt (Holanda) - Ajax / Juventus Eden Hazard (Bélgica) - Chelsea / Real Madrid Harry Kane (Inglaterra) - Tottenham Sadio Mané (Senegal) - Liverpool Kylian Mbappé (França) - Paris Saint-Germain Lionel Messi (Argentina) - Barcelona Mohamed Salah (Egito) - Liverpool Virgil van Dijk (Holanda) - Liverpool

As 12 indicadas:

Lucy Bronze (Inglaterra) - Lyon Julie Ertz (Estados Unidos) - Chicago Red Stars Caroline Graham Hansen (Noruega) - Wolfsburg / Barcelona Ada Hegerberg (Noruega) - Lyon Amandine Henry (França) - Lyon Sam Kerr (Austrália) - Chicago Red Stars / Perth Glory Rose Lavelle (Estados Unidos) - Washington Spirit Vivianne Miedema (Holanda) - Arsenal Alex Morgan (Estados Unidos) - Orlando Pride Megan Rapinoe (Estados Unidos) - Reign Wendie Renard (França) - Lyon Ellen White (Inglaterra) - Birmingham City / Manchester City