Nova avenida de Salvador terá uma estátua de Mãe Stella de Oxóssi

salvador
02.01.2019, 12:54:00
Atualizado: 02.01.2019, 14:54:53
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Nova avenida de Salvador terá uma estátua de Mãe Stella de Oxóssi

Obra foi encomendada ao artista plástico Tatti Moreno

Mãe Stella de Oxóssi terá sua imagem exibida na nova via que recebe seu nome, inaugurada nesta quarta-feira (2), em evento que contou com a presença do prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis, além de familiares da Ialorixá homenageada, que morreu no último dia 27 de dezembro.

Na cerimônia, ACM Neto anunciou que uma estátua de Mãe Stella enfeitará o local. O responsável por elaborar a peça será o artista plástico Tatti Moreno, o mesmo artista responsável pelos orixás do Dique do Tororó. Ainda não há previsão de entrega da escultura.

A nova avenida, que faz a ligação entre a Paralela e a orla de Stella Mari, foi construída com o objetivo de desafogar o trânsito na região. Com a construção da nova via, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca será agora mão única sentido aeroporto, ou seja, para quem deixa a orla de Stella Maris. A demanda é antiga para quem frequenta a região.

Agora, quem quiser seguir para a orla de Stella Maris precisa pegar a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, cujo acesso é mais fácil e rápido, antes da Dilson Jatahy Fonseca. Para o prefeito ACM Neto, a entrega da avenida representa um compromisso com os moradores de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga.

Moradora do bairro de Stella Maris há sete anos, a autônoma Melissa Bukowski, de 44 anos, também é Presidente do Conselho de Segurança de Stella Maris e Praia do Flamengo. Ela classifica a obra como “uma grande vitória” e explica que os moradores enfrentavam um longo engarrafamento para sair e retornar do trabalho, chegando a demorar até 40 minutos da entrada do bairro até as casas.

“Estamos muito felizes. É um dia muito especial pra nós!”, exclamou a autônoma.

A avenida foi entregue após dois meses e meio de obras - o prazo foi cumprido com mais de um mês de antecipação. Foram investidos cerca de R$ 7,8 milhões na avenida de 3,2 km de extensão, 10,5 m de largura e duas faixas, o que faz com que a capacidade de tráfego no local dobre. Além disso, o local recebeu uma ciclofaixa, 1.108 vagas de estacionamento e postes com iluminação em LED. A velocidade máxima permitida na via é de 60km/h com fiscalização eletrônica.

Homenagens
Sobrinho de Mãe Stella, Adriano de Azevedo apontou que o momento ainda é de muita dor, mas diz que a família recebeu com muita alegria a notícia de que a avenida seria batizada com o nome da ialorixá.

“Sabemos que ela ainda está viva na memória e no legado que deixou para o povo baiano”, disse Adriano.

Em breve discurso na inauguração da via, ACM Neto revelou que conheceu Mãe Stella em 1999 e que, "ao conhecê-la sentiu uma energia diferente de tudo que já havia sentido". Ao saber a notícia do falecimento da líder religiosa, o prefeito fez questão de homenageá-la de alguma forma, como uma forma de reconhecimento pelo legado deixado através de suas iniciativas sociais, luta contra a intolerância religiosa e racismo.

O Obá Odofin (ministro de Xangô) do terreiro Axé Opô Afonjá e presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, José de Ribamar, também esteve na cerimônia de lançamento e ficou emocionado ao lembrar de Mãe Stella. 

“Ela se foi apenas nesse plano, mas seu espírito e presença continuarão entre nós”, apontou Ribamar.

Mais novidades 
Ainda durante o evento, o prefeito ACM Neto anunciou que irá fazer obras de requalificação nas orlas de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga. Segundo o prefeito, a ordem de serviço deve ser assinada até o fim do mês de março.

Os recursos virão do Banco Internacional do Desenvolvimento e, para o prefeito, será a etapa mais desafiadora da requalificação da orla soteropolitana, além da mais extensa.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais